❯❯ Acessar versão original

A Terra estaria engolindo seus Oceanos?

A Terra estaria engolindo seus Oceanos?

Em zonas de subducção propensas a terremotos, onde placas tectônicas mergulham umas nas outras, quantidades massivas de água do mar são arrastadas para o interior do planeta. À medida que as placas tectônicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam três vezes mais água para o interior do planeta. Por isso se diz que a Terra estaria engolindo seus Oceanos. Matéria do livescience.com.

Ciclo das águas profundas da Terra

A descoberta foi publicada pela Nature. Ela tem grandes ramificações para o entendimento do ciclo das águas profundas da Terra, escreveu a pesquisadora de geologia marinha Donna Shillington, do Observatório da Terra Lamont-Doherty. A água abaixo da superfície pode contribuir para o desenvolvimento do magma. Ela lubrifica as falhas, tornando os terremotos mais prováveis, escreveu Shillington.

Os cientistas descobriram evidências de água oceânica trancada em um mineral chamado ringwoodita escondido no interior do manto rochoso. O manto fica entre a crosta terrestre e seu núcleo profundo.

A Terra estaria engolindo seus Oceanos

Os cientistas há muito suspeitavam que a chamada zona de transição do manto, que fica entre as camadas superior e inferior do manto, de 410 a 660 quilômetros abaixo da superfície da Terra, poderia conter água presa em minerais raros como  ringwoodita. No entanto, a evidência direta para esta água tem faltado. Para ver se a zona de transição é realmente um reservatório de água, os pesquisadores conduziram experimentos com ringwoodita rica em água. Analisaram as ondas sísmicas viajando através do manto sob os Estados Unidos. E estudaram modelos numéricos. Eles descobriram que o material do manto que flui para baixo está derretendo ao cruzar a fronteira entre a zona de transição e a camada inferior do manto.

PUBLICIDADE

Zona de transição pode conter a mesma quantidade de água de todos os oceanos

“Se estamos vendo esse derretimento, então tem que haver essa água na zona de transição”. Foi o que disse Brandon Schmandt, sismólogo da Universidade do Novo México. “A zona de transição pode conter muita água. E pode, potencialmente, ter a mesma quantidade de H2O [água] que todos os oceanos do mundo”.

Há algo que cientistas ainda não entendem

A nova estimativa do quanto de água está indo para baixo é maior do que as estimativas do quanto está sendo devolvida por vulcões. Isso significa que os cientistas estão perdendo algo em suas avaliações. Não há falta de água nos oceanos. Mas a quantidade de água arrastada para dentro da crosta, e a quantidade de água expelida, devem ser aproximadamente iguais. O fato de que elas não sejam iguais sugere que há algo sobre como a água se move através do interior da Terra que os cientistas ainda não entendem.

Fontes: https://www.livescience.com/64091-earth-is-eating-its-oceans.html?utm_source=ls-newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=20181118-ls; https://www.livescience.com/46292-hidden-ocean-locked-in-earth-mantle.html;

Imagem de abertura: livescience.com

Proteção a recifes de coral deve ser prioridade global, diz a ONU

Sair da versão mobile