A maior usina para capturar CO2 é instalada na Islândia
Enquanto o planeta esquenta, a tecnologia avança. A maior usina do mundo para capturar CO2 do ar acaba de ser inaugurada na Islândia. A Orca, uma instalação construída pela Climeworks, irá capturar 4.000 toneladas métricas de dióxido de carbono por ano – e servir como um modelo para tecnologia semelhante. Segundo o Washington Post, ‘Uma grande nova instalação para extrair dióxido de carbono da atmosfera começou a operar na Islândia, um impulso para uma tecnologia emergente que, dizem os especialistas, pode eventualmente desempenhar um papel importante na redução dos gases de efeito estufa que estão aquecendo o planeta’.

A maior usina para capturar CO2 é instalada na Islândia
Com esta nova usina na Islândia a capacidade global da tecnologia aumentou cerca de 40%, de acordo com o construtor. O Washington Post informa que ‘Muitos especialistas em clima dizem que os esforços para sugar o dióxido de carbono do ar serão a chave para tornar o mundo neutro em carbono nas próximas décadas’.
A fábrica na Islândia será capaz de capturar 4.000 toneladas métricas anualmente – apenas uma pequena fração do que será necessário, mas que a Climeworks, a empresa que a construiu, diz que pode crescer rapidamente à medida que a eficiência aumenta e os custos diminuem.
Para se ter uma comparação, atualmente a humanidade despeja na atmosfera 51 bilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente anualmente.
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Ventiladores de tamanho humano são construídos em uma série de caixas do tamanho de contêineres de transporte padrão de 12 metros.
Eles retiram dióxido de carbono do ar e o prendem em filtros parecidos com esponjas. Depois, aquecem esses filtros até a temperatura de ebulição da água para liberar o gás. Em seguida, misturam o CO₂ com água e o bombeiam para cavernas subterrâneas de basalto, onde, com o tempo, o gás esfria e se transforma em rocha.
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Parece até ficção científica, não? E talvez seja mesmo. O problema é que até agora os custos ainda são altos demais, típicos de uma novidade tecnológica.
Retirar uma tonelada métrica de dióxido de carbono vai custar cerca de US$ 600 a US$ 800, disse Christoph Gebald, engenheiro suíço que cofundou e codirige a Climeworks.
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Para além disso, o novo processo precisa de grande quantidade de energia para alimentá-lo. E, atualmente, a produção de energia gera emissões.
O caso faz lembrar os dessalinizadores gigantes que comentamos recentemente ao abordarmos a falta de água crescente no mundo, e as soluções até agora encontradas.
Esse foi um dos motivos que levaram à construção da nova usina na Islândia. A pequena nação insular tem fartura de energia geotérmica, amigável ao clima, assim como a geologia subterrânea ideal para facilitar a captura de carbono.
Aparentemente, o alto custo é o maior problema da tecnologia
No longo prazo, Gebald acredita que os preços podem ficar mais baratos – em 2030, ele espera preços em torno de US$ 200 a US$ 300 por tonelada. No final da década de 2030, ele acha que será a metade disso – então teremos um método competitivo de redução das emissões globais.
O Washington Post ouviu Stephen Pacala, diretor da Iniciativa de Mitigação de Carbono da Universidade de Princeton, para quem ‘o alto custo é realmente o principal problema. Mas há razões para acreditar que barateá-lo pode ser possível’.
Se a tecnologia custasse US$ 100 por tonelada métrica de dióxido de carbono e a indústria da aviação pagasse para compensar as emissões de seu combustível de aviação, aumentaria o custo do combustível em cerca de US$ 1 o galão, bem dentro da faixa de flutuações sazonais de preços, disse Pacala.
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Vamos acompanhar, e torcer.
Assista ao vídeo da Climeworks e saiba mais
Imagem de abertura: https://climeworks.com/
Fontes:https://www.washingtonpost.com/climate-solutions/2021/09/08/co2-capture-plan-iceland-climeworks/?utm_campaign=wp_post_most&utm_medium=email&utm_source=newsletter&wpisrc=nl_most&carta-url=https%3A%2F%2Fs2.washingtonpost.com%2Fcar-ln-tr%2F349fc89%2F613a32199d2fda26274e18eb%2F60d62404ade4e20d1408decb%2F36%2F74%2F613a32199d2fda26274e18eb;