❯❯ Acessar versão original

Tragédia no Mar Negro sufocado por lixo e animais mortos

Tragédia  no Mar Negro sufocado por lixo e animais mortos com o colapso da barragem de Kakhovka

A guerra na Ucrânia, além de destruição e mortes em massa, produziu consequências terríveis para o meio ambiente. E, além do mais, prejudicou sobretudo a luta pela descarbonização. Estas, são as consequências indiretas da guerra na Europa que ninguém sabe quando acaba. Para começar, a indústria mundial de petróleo aproveitou a hecatombe  para pedir mais produção em razão do corte do gás russo. Ao mesmo tempo, bilhões de dólares disponíveis para combater o aquecimento foram realocados, e usados para armar e defender a Ucrânia. Agora, o país atacado informa que o colapso da barragem de Kakhovka provocou uma tragédia no Mar Negro, sufocado por lixo e animais mortos. O que mais virá pela frente?

tragédia no Mar negro sufocado pelo lixo.
Mar negro sufocado pelo lixo. Imagem, www.romania.postsen.com.

Saiba mais sobre o Mar Negro

Antes de mais nada, é um dos mais recentes do planeta. Sua formação remonta a 12 mil anos quando o gelo glacial derreteu e o nível do mar subiu. Desse modo, a água do Mediterrâneo transbordou para a Ásia Menor criando o Mar Negro.

Sua extensão máxima leste-oeste  é de cerca de 1.130 km. Enquanto isso, a distância mais curta entre a ponta da Crimeia e o Cabo Kerempe, ao sul, é de 260 km. O Mar Negro faz fronteira com a Ucrânia ao norte, a Rússia ao nordeste, a Geórgia ao leste, a Turquia ao sul e a Bulgária e a Romênia a oeste. Ele ocupa cerca de 422.000 km2.

Apesar de suas medidas há uma especificidade: a ausência de oxigênio  abaixo de uma profundidade de 70 a 100 metros. Nestas profundidades, o Mar Negro é contaminado por sulfeto de hidrogênio, o que resulta em uma “zona morta” sombria e saturada, frequentada apenas por bactérias adaptadas.

Esta ausência de vida no subsolo marinho, de maneira idêntica, é o motivo de seu leito ter inacreditáveis naufrágios romanos, bizantinos e otomanos em perfeito estado de conservação. Assim, seu subsolo é riquíssimo para a história da navegação e da construção naval. Um museu vivo para os pesquisadores.

Bacia quase fechada

Além de ser um mar quase fechado o Mar Negro  tem aproximadamente um quinto da superfície do Mediterrâneo e apenas uma interação limitada com o Mar Egeu através do Sistema Turco de Estreitos.  Além disso, recebe fluxos de água doce em toda a bacia, mas os importantes, Danúbio, Dniepr e Dniestr, descarregam nas águas costeiras do noroeste. O rio Danúbio, sendo um dos maiores da Europa, introduziu efeitos dramáticos no ecossistema do Mar Negro, segundo a ONU.

PUBLICIDADE

Para evitar maiores prejuízos, em 2009 foi criada a  Comissão para a Proteção do Mar Negro Contra a Poluição. O objectivo básico da Comissão é fundamentar a obrigação geral das Partes Contratantes de prevenir, reduzir e controlar a poluição.

Estes esforços, agora, foram por água abaixo, literalmente. Devido a fatores naturais, diz a Comissão, a diversidade de espécies da fauna é cerca de três vezes menor quando comparada com a do Mediterrâneo. Suas características específicas tornam-no muito vulnerável a perturbações do  ambiente e  seus ecossistemas.

Entre os maiores problemas estão a poluição por fontes terrestres (despejos dos rios); perdas de biodiversidade como consequência da poluição, espécies invasoras e destruição de habitats; e, finalmente, superexploração dos recursos marinhos vivos levando ao colapso da pesca,  com um impacto significativo na saúde do ecossistema.

Biodiversidade do Mar Negro

Entretanto, não são apenas naufrágios que estão em risco, mas igualmente o que resta da biodiversidade marinha. Segundo o www.coastalwiki.org, ‘O Mar Negro abriga uma grande variedade de tipos de habitat, mas tem uma diversidade relativamente baixa de espécies em comparação com o Mediterrâneo. Contudo, historicamente, foi uma das regiões biologicamente mais produtivas do mundo.

Já o www.tudav.org, mostra os perigos da guerra para um mar quase fechado: ‘Uma guerra ocorrendo em um mar semifechado como o Mar Negro afeta negativamente a vida selvagem de várias maneiras.’

Sobrepesca e efeitos negativos das alterações climáticas

‘Este mar já um local onde a sobrepesca é evidente, e onde se vê efeitos negativos das alterações climáticas sobretudo devido a espécies não nativas. Além disso, ocorrem poluentes de origem terrestre e eutrofização (aumento de alimentos na água do mar e consequente falta de oxigênio). Depois de todas essas experiências, agora há uma guerra desse modo, infelizmente, veremos uma crise de biodiversidade’.

Entretanto, não é apenas a vida marinha que está ameaçada. Segundo a mesma fonte, ‘As zonas húmidas e as reservas da biosfera no Mar de Azov, Delta do Danúbio e Golfo de Odessa são onde a biodiversidade é mais frágil. Essas regiões estão nos destinos de migração das aves. A extinção de espécies que as escolhem para procriação, alimentação, migração e postura de ovos, onde bombardeios e tiros ocorrem diariamente, é inevitável.’

‘Ninguém sabe o número definitivo de minas lançadas, ou arrastadas para o Mar Negro devido à guerra. A magnitude dos danos ao ecossistema e às espécies marinhas durante a detonação das minas encontradas na Turquia e na Romênia é desconhecida’.

PUBLICIDADE

Ou seja, estamos diante de uma catástrofe ambiental sem precedentes em tempos recentes. Depois do desastre da barragem será extremamente difícil a recuperação deste corpo d’água.

A brutal poluição de uma hora para outra

Agora o Mar Negro está nas manchetes mundiais pela ‘obra’ de Putin imitando Stalin na Segunda Guerra Mundial, ao detonar a barragem de  Kakhovka para atrasar a ofensiva ucraniana. Na Grande Guerra, o motivo foi idêntico, atrasar as tropas de Hitler.

‘Depósito de lixo e cemitério de animais’

A CNN informou que, segundo autoridades ucranianas, ‘os detritos levados ao longo do rio Dnipro transformam a costa do Mar Negro de Odesa em “um depósito de lixo e um cemitério de animais.”

“Muitas minas, munições e outros objetos explosivos estão sendo carregados para o mar e jogados na costa”, disse o Ministério do Interior.

A CNN publicou o mapa da tragédia no Mar Negro . Em vermelho o local da barragem.

Segundo a CNN, ‘O colapso da barragem no sul da Ucrânia em 6 de junho é um dos maiores desastres industriais e ecológicos da Europa em décadas. A catástrofe destruiu aldeias inteiras. Além disso, inundou terras agrícolas, privou dezenas de milhares de pessoas de energia e água potável e causou enormes danos ambientais.’

Até agora, US$ 1,5 bilhão em prejuízos ambientais

A Time também repercutiu: ‘Somente os danos ecológicos do colapso da barragem na região sul serão de mais de 55 bilhões de hryvnia (US$ 1,5 bilhão), embora as consequências tenham apenas começado a se manifestar, disse o Ministério do Meio Ambiente da Ucrânia. A guarda de fronteira alertou sobre um “depósito de lixo” tóxico fluindo para o Mar Negro.’

PUBLICIDADE

Móveis às margens do Mar Negro sufocado pelo lixo. Imagem, www.yahoo.com.

A tragédia ambiental não se resume apenas ao mar. As consequências nas margens são tão dramáticas quanto. Segundo a Time, ‘Um terço dos parques nacionais na região de Kherson corre o risco de desaparecer devido à queda dos níveis de água no reservatório de Kakhovka, disse o ministro do Meio Ambiente, Ruslan Strilets, em comunicado por e-mail.’

ONU vai ajudar num dos ‘maiores desastres ecológicos provocados pelo homem’

Ainda segundo a Time, ‘À medida que as operações de resgate continuam, as consequências de um dos maiores desastres ecológicos provocados pelo homem na Europa em décadas continuam a evoluir. A Ucrânia aguarda a chegada da missão do Programa Ambiental da ONU para obter ajuda. O órgão de vigilância nuclear da ONU ofereceu assistência técnica especializada.’

A mortandade de peixes no Mar Negro. Imagem Youtube.

‘Um guarda de fronteira disse no sábado que o Mar Negro na região de Odesa agora está se enchendo de gado morto, partes e conteúdos de casas, carros e outros detritos varridos pelo furioso Dnipro. “O mar está se transformando em depósito de lixo e cemitério de animais”.

Por último, Zelenskiy diz à Time que visitou a região na quinta-feira, e considerou a contaminação do Mar Negro um problema global.

Alguém dúvida?

Assista ao vídeo do resgate após a inundação

Enigma da Era Viking pode estar no fim

Sair da versão mobile