Sarney Filho no Ministério do Meio Ambiente
Sarney Filho no Ministério do Meio Ambiente
Os ambientalistas aguardavam com grande expectativa quem seria o escolhido para chefiar o Ministério do Meio Ambiente tão relegado, maltratado, e esquecido no desgoverno Dilma.
Muitos problemas ambientais no Brasil
São muitos os problemas ambientais brasileiros, além de muito graves. Vão do desentendimento interno que impera no seio do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, e ICMBio, onde dois grupos se digladiam, de um lado os preservacionistas, de outro, os socioambientais, um grupo solapa as ideias e ações do outro; até a total falta de verbas, vontade política, eficiência administrativa, etc.
Enquanto isso o Cerrado some, a Amazônia, queima, e os mares, e zona costeira continuam sem proteção.
Histórico de Sarney Filho e o meio ambiente
O primeiro motivo para festejar é o fato de que o escolhido entende do assunto, ao contrário de muitos outros políticos chamados para serem ministros…Sarney Filho esteve à frente do MMA, a convite de FHC, de 1999 até 2002, quando fez uma boa gestão.
Ambientalistas apoiam escolha de Temer
Quando o meio ambiental soube que o MMA balançava entre o deputado Evair de Melo (PV/ES), e Sarney Filho, formou-se um grupo de 33 notáveis que escreveu uma carta de apoio e a enviou à Michel Temer.
Sarney Filho no Ministério do Meio Ambiente: conheça a opinião de notáveis ambientalistas
Ainda agora conversei com outro admirável ambientalista, José Pedro de Oliveira Costa, que foi Secretário de Biodiversidade e Florestas, ao tempo em que Sarney Filho dirigiu o MMA. Pedi ao Zé Pedro que desse um depoimento…
Ele é boa pessoa, conhece a questão ambiental. Nos quatro anos em que trabalhamos juntos (no MMA) Sarney Filho viabilizou, aprovou e deu força para a criação de novos Sítios do Patrimônio Mundial Natural, como o Cerrado, a Mata Atlântica, Fernando de Noronha, e outros. Ele também contribuiu para que nós criássemos novas Reservas da Biosféra e muitas outras áreas protegidas. Vamos de Sarney Filho!
Também ouvi meu amigo Truda, que não economizou:
Sarney Filho foi o melhor Ministro do Meio Ambiente que o Brasil já teve. Que este nome represente esperança, também na área ambiental, depois destes 14 anos de trevas…
Outro ambientalista que dispensa apresentações é Fábio Feldmann, que também deu seu depoimento sobre Sarney Filho:
Conheço o deputado Zequinha Sarney desde a Constituinte. Já naquela ocasião ele se mostrou um grande defensor do meio ambiente, sendo um dos constituintes que mais se destacou neste tema. Enquanto Ministro de Meio Ambiente no governo FHC, teve um ótimo desempenho, tendo uma equipe de altíssimo nível e mantendo um diálogo positivo com a sociedade civil. Certamente é o melhor nome para o Brasil neste momento.
Sarney Filho e Alcatrazes
Em agosto de 2016 Sarney Filho conseguiu uma grande vitória. Ele fez com que o Presidente Temer assinasse o decreto que torna Alcatrazes uma unidade de conservação federal marinha. Sabe-se que Sarney Filho foi favorável à criação do primeiro Parque Nacional Marinho do Sudeste, o PARNA dos Alcatrazes, projeto que estava encravado nos escaninhos do MMA em razão do pouco caso do desgoverno Dilma quanto ao meio ambiente e, em segundo, pelas brigas internas a que já me referi.
É mais uma prova da eficiência de Sarney Filho. Ainda que Alcatrazes não seja um PARNA, Sarney Filho conseguiu uma REVIS, categoria que com que não concordamos mas já é um avanço. Mais adiante lutaremos para recategorizá-la para parque nacional.
O momento é este: força ao Sarney Filho!
Sarney Filho tem dois problemas mas tem feito um excelente trabalho e merece continuar
O primeiro deles é o sobrenome. Quem não é do meio ambiental costuma desconfiar de Zéquninha por seu nome de família. Lembram-se do pai, da irmã, dos problemas do Maranhão cuja família por anos dominou como feudo particular.
A despeito do sobrenome Sarney Filho foi, e continua sendo, um ótimo Ministro do Meio Ambiente
O site Mar Sem Fim concorda com os problemas do Maranhão e a atuação nefasta do ex-presidente José Sarney, e sua filha Roseana.
Nem por isso este site deixa de aplaudir a ação de Sarney Filho enquanto Ministro do Meio Ambiente de FHC. Ele foi um ótimo ministro. E continua sendo. Os ambientalistas em peso o aplaudem, e querem que continue no cargo.
Entenda por que alguns políticos querem a cabeça de Sarney Filho
Trata-se de política com “p” minúsculo. Política rasteira. Não de eficiência ou falta dela por parte de Zéquinha Sarney. Quem comanda o processo é um político com “p” minúsculo que não merece crédito: o ex- Ministro Eliseu Padilha que teve bloqueados pela justiça R$ 38 milhões de reais por crime ambiental. Saiba o que está por trás desta tentativa de derrubar Sarney Filho.