Tubarão baleia em Bombinhas. Saiba como foi
Tubarão baleia em Bombinhas: apesar do tamanho, o gigante que chega a 15 metros de comprimento é inofensivo.
Um tubarão como este apareceu em Bombinhas na segunda-feiraFoto: Ver Descrição / Ver Descrição
Tubarão-baleia em Bombinhas
O tubarão-baleia que foi avistado em Bombinhas por mergulhadores, na manhã de segunda-feira, é um animal muito raro de se ver próximo à costa. A espécie é a maior entre os tubarões e o maior peixe conhecido, podendo chegar a 15 metros de comprimento e aos 100 anos de vida.
O tubarão-baleia é inofensivo
Embora o tamanho assuste, o tubarão-baleia é inofensivo. Alimenta-se de plâncton e costuma viver em regiões com mais de 100 metros de profundidade. Um dos motivos é o sistema de defesa: para escapar de predadores como orcas e tubarões-brancos, a tática do tubarão-baleia é parar de nadar e afundar. Eventualmente o gigante pode se aproximar da costa para se alimentar, mas não são comuns registros da presença do animal tão perto da praia como viram os mergulhadores.
Tubarão-baleia é fácil de ser reconhecido
O tubarão-baleia é fácil de ser reconhecido pela grande boca e pelas pintas brancas na pele, que têm um padrão diferente para cada espécime. Os animais são protegidos por lei e sua pesca é proibida na maior parte do mundo. Os gigantes estão presentes em mares de temperaturas mais elevadas.