Recorde de mergulho: egípcio atingiu 332,35 metros de profundidade e bateu o recorde mundial
De acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes, o mergulhador de combate egípcio, Ahmed Gamal Gabr, bateu o recorde de mergulho em profundidade ao atingir com equipamento autônomo os 332,35 metros.
Recorde de mergulho aconteceu no Mar Vermelho
O feito aconteceu em 2014, no Mar Vermelho, em Dahab. Ahmed levou 15 horas para subir realizando todos os procedimentos de segurança, especialmente as paradas descompressivas. A descida demorou apenas 12 minutos.
O recorde foi oficializado pelo juíz do Guinness, Talal Omar.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaObjetivo era chegar aos 350 metros
O objetivo era chegar aos 350 metros, o que acarreta riscos. Ahmed resolveu parar antes. Os riscos são enormes em um mergulho nessas condições de profundidade onde a água chega a exercer uma pressão de 35 kg por centímetro quadrado do corpo.
O americano, Sheck Exley, que tentou obter o recorde anterior, morreu por problemas ligados à descompressão.
PUBLICIDADE
Gamam Gabr, utilizou mais de 60 cilindros ancorados
Segundo os organizadores, para a subida,= o tenente-coronel Gamam Gabr, utilizou mais de 60 cilindros ancorados a um longo ‘cabo’ com misturas de O2, nitrogênio, hélio e hidrogênio.
Leia também
Devemos, ou não, explorar petróleo na Margem Equatorial?A Flip em Paraty e eu, um E.T., flutuando no espaço de bicicletaAlertas de tsunamis no Pacífico depois de terremoto na RússiaAhmed Gabr, 41, bateu o antigo recorde do sul-africano Nuno Gomez que, em 2005, atingiu a profundidade de 318 metros. Uma equipe de médicos hiperbáricos acompanhou o feito para garantir que o egípcio saísse ileso do mergulho.
O mergulhador tenente-coronel treinou durante quatro anos para conseguir bater o recorde.
Mais sobre o mundo sub? Mergulhando com a morte no Brasil.