Recorde de mergulho: egípcio atingiu 332,35 metros de profundidade e bateu o recorde mundial
De acordo com o Guinness Book, o livro dos recordes, o mergulhador de combate egípcio, Ahmed Gamal Gabr, bateu o recorde de mergulho em profundidade ao atingir com equipamento autônomo os 332,35 metros.
Recorde de mergulho aconteceu no Mar Vermelho
O feito aconteceu em 2014, no Mar Vermelho, em Dahab. Ahmed levou 15 horas para subir realizando todos os procedimentos de segurança, especialmente as paradas descompressivas. A descida demorou apenas 12 minutos.
O recorde foi oficializado pelo juíz do Guinness, Talal Omar.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemA mídia e o pernicioso vício dos ‘paraísos do litoral’Vicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaObjetivo era chegar aos 350 metros
O objetivo era chegar aos 350 metros, o que acarreta riscos. Ahmed resolveu parar antes. Os riscos são enormes em um mergulho nessas condições de profundidade onde a água chega a exercer uma pressão de 35 kg por centímetro quadrado do corpo.
O americano, Sheck Exley, que tentou obter o recorde anterior, morreu por problemas ligados à descompressão.
PUBLICIDADE
Gamam Gabr, utilizou mais de 60 cilindros ancorados
Segundo os organizadores, para a subida,= o tenente-coronel Gamam Gabr, utilizou mais de 60 cilindros ancorados a um longo ‘cabo’ com misturas de O2, nitrogênio, hélio e hidrogênio.
Leia também
Nova filmagem do Titan mostra os destroços no fundo do marLeões marinhos ajudam cientistas a mapear o fundo dos oceanosProjeto Ocean of Things, o futuro da exploração marinhaAhmed Gabr, 41, bateu o antigo recorde do sul-africano Nuno Gomez que, em 2005, atingiu a profundidade de 318 metros. Uma equipe de médicos hiperbáricos acompanhou o feito para garantir que o egípcio saísse ileso do mergulho.
O mergulhador tenente-coronel treinou durante quatro anos para conseguir bater o recorde.
Mais sobre o mundo sub? Mergulhando com a morte no Brasil.