Rebimar- Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha
Rebimar: excepcional produção da www.marbrasil.org que mostra o trabalho feito no litoral do Paraná, o segundo menor do país em extensão, cerca de 100 KM, mas com alta biodiversidade seja no mar, seja na “franja marinha” ocupada por vasta área de mangue. A riqueza se estende para o interior que é coberto por Mata Atlântica. Suas águas costeiras, produtivas, são o roteiro mais procurado pela frotas industriais do Sul e Sudeste e suas redes de arrasto detonando o subssolo marinho.
Recifes artificiais para impedir arrasto
Para impedir a pesca industrial, predatória, o programa separou determinadas áreas e usou recifes artificiais, de concreto, além do afundamento de duas balsas que impedem, com sua presença, a pesca de arrasto. Os recifes artificias servem como substrato para a vida. Pequenos organismos usam sua estrutura para organizar colônias. Com o desenvolvimento destas, surgem os peixes pequenos, seus predadores. Atrás vêm os grandes. Assim a cadeia de vida marinha retoma o seu ciclo. Uma ação pioneira (recifes de corais), correta e de sucesso .
Rebimar: ações dirigidas aos pescadores artesanais
A Rebimar tem ações dirigidas aos pescadores artesanais, monitorando suas pescarias na área protegida, de modo a garantir uma renda mínima para todos. E várias outras ações, entre elas, educação ambiental. É premiado e reconhecido por suas qualidades e resultados que vem atingindo, merece ser mais conhecido e , oxalá, copiado.
É um alívio saber que também temos boas ações no ambiente marinho. São poucas para o tamanho de nossa costa (menos de 1,5% está protegido através de UCs), mas o trabalho da Rebimar ao lado de outros como os dos projetos Albatroz, Tamar, Baleia Francas e e Jubarte, além do Projeto Peixe- boi, estão de parabéns. Cumprem seu papel mesmo com poucos recursos, são exemplos do que é possível fazer com boa vontade e empenho.
Vale a pena assistir ao vídeo, mais completo, e muito bem feito.