Profissão de guarda-parque será regulamentada
Essencial para garantir a preservação das unidades de conservação, profissão de guarda-parque será regulamentada.
Zé Colmeia que se cuide! Os guarda-parques terão a profissão regulamentada em breve!
O projeto de lei já tramita no Congresso há 10 meses e foi elaborado pelos próprios guardas. Os responsáveis pela idéia fazem parte da Associação Brasileira de Guarda-Parques , criada em 2012, em Brasília.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiquePelo projeto, poderão atuar como guarda- parques, profissionais que tenham no mínimo ensino médio completo e/ou curso técnico na área. A carreira do guarda- parque será organizada em quatro níveis: profissional de campo, líder técnico, superior e sênior.
Caso vire lei, as normas valerão para todos o guarda-parques, setor público ou privado. No setor público, conforme a proposta, esses profissionais terão a prerrogativa de autoridade, com o dever de exercer o poder de polícia ambiental.
Após ser elaborado pela ABGP, o projeto foi apresentado ao governo pelo deputado Marco Maia (PT-RS). De acordo com Maia, é imprescindível o reconhecimento da profissão, destacando que os guarda-parques são “capacitados para garantir um desenvolvimento sustentável”. “Sua atuação primordial visa coibir os crimes que causam sequelas irreversíveis à fauna, à flora e à vida humana”. Veja a proposta na íntegra!