Previsão de furacão no Brasil?
Previsão de furacão no Brasil? Agências meteorológicas identificaram a possibilidade de furacão no Brasil ainda nessa semana nas costas Sudeste e Sul do país. Vamos entender melhor?
Centro de baixa pressão na costa do Sul e do Sudeste do Brasil
Desde o fim do mês de janeiro de 2015 as simulações atmosférica, feitas por supercomputadores dos centros de meteorologia, indicaram a formação de um forte centro de baixa pressão atmosférica na costa do Sul e do Sudeste do Brasil.
Os meteorologistas previsores da Climatempo acompanham as mudanças diárias destas simulações. Um centro de pressão tão intenso como o que vinha sendo indicado normalmente gera ventania e chuva forte com categoria 1.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaAs projeções numéricas mostravam desde o início do surgimento deste centro de baixa pressão atmosférica, que o sistema começaria a se formar entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Se intensificaria muito entre os dias 5 e 6 de fevereiro de 2015, ao mesmo tempo se deslocaria rapidamente para alto-mar.
Outros fatores deixaram os meteorologistas intrigados
Mas outros fatores deixaram os meteorologistas mais intrigados. No início da primeira semana de fevereiro, a tendência de formação do centro de baixa pressão era indicada em todos os níveis da atmosfera. Da superfície até os níveis elevados. Baixas empilhadas, sobrepostas, é uma condição de muita instabilidade. E, para complicar, a água do mar entre o Rio de Janeiro e a região de Buenos Aires continua muito quente.
PUBLICIDADE
Será que então teremos um furacão tropical?
E assim, no começo dessa semana, boatos sobre um furacão no Brasil se espalharam pela internet.
Para esclarecer corretamente o público, a meteorologista Josélia Pegorim conversou com o meteorologista Luiz Guzzo. Ela é da equipe de previsão do tempo da Climatempo. Ele é integrante da equipe de modelagem numérica. Luiz Guzzo é uma pessoa qualificada para falar sobre o fenômeno que está pode acontecer. O tema de seu doutoramento na Universidade de São Paulo foi justamente a Climatologia de Ciclones Subtropicais.
Leia também
Praia dos Ingleses (SC) destruída depois da engorda conforme previsãoRecifes de corais de águas quentes atingem ponto de inflexãoAquecimento global promove ‘mudanças abruptas na Antártica’O que será este forte sistema de baixa pressão no Altântico Sul? Confira!
Fonte: Climatempo.