❯❯ Acessar versão original

Previsão de furacão no Brasil? Entenda melhor

Previsão de furacão no Brasil?

Previsão de furacão no Brasil? Agências meteorológicas identificaram a possibilidade de furacão no Brasil ainda nessa semana nas costas Sudeste e Sul do país. Vamos entender melhor?

Centro de baixa pressão  na costa do Sul e do Sudeste do Brasil

Desde o fim do mês de janeiro de 2015 as simulações atmosférica, feitas por supercomputadores dos centros de meteorologia, indicaram a formação de um forte centro de baixa pressão atmosférica na costa do Sul e do Sudeste do Brasil.

Os meteorologistas previsores da Climatempo acompanham as mudanças diárias destas simulações. Um centro de pressão tão intenso como o que vinha sendo indicado normalmente gera ventania e chuva forte com categoria 1.

As projeções numéricas mostravam desde o início do surgimento deste centro de baixa pressão atmosférica, que o sistema começaria a se formar entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Se intensificaria muito entre os dias 5 e 6 de fevereiro de 2015, ao mesmo tempo se deslocaria rapidamente para alto-mar.

Outros fatores deixaram os meteorologistas  intrigados

Mas outros fatores deixaram os meteorologistas mais intrigados. No início da primeira semana de fevereiro, a tendência de formação do centro de baixa pressão era indicada em todos os níveis da atmosfera. Da superfície até os níveis elevados. Baixas empilhadas, sobrepostas, é uma condição de muita instabilidade. E, para complicar, a água do mar entre  o Rio de Janeiro e a região de Buenos Aires continua muito quente.

PUBLICIDADE

Será que então teremos um furacão tropical?

E assim, no começo dessa semana, boatos sobre um furacão no Brasil se espalharam pela internet.

Para esclarecer corretamente o público, a meteorologista Josélia Pegorim conversou com o meteorologista Luiz Guzzo. Ela é da equipe de previsão do tempo da Climatempo. Ele é integrante da equipe de modelagem numérica. Luiz Guzzo é uma pessoa qualificada para falar sobre o fenômeno que está pode acontecer. O tema de seu doutoramento na Universidade de São Paulo foi justamente a Climatologia de Ciclones Subtropicais.

O que será este forte sistema de baixa pressão no Altântico Sul? Confira!

Fonte: Climatempo.

Desastres naturais: em 20 anos R$ 182 bi

Sair da versão mobile