Poluição; você sabe quem é o maior vilão em emissão de poluentes? Navios, carros ou aviões?
Em Maio de 2016 um assunto, um tanto ausente da mídia, veio à tona pouco antes da viagem inaugural de mais um “monstro” do mar, o gigantesco navio, Harmony of the Seas, à época o maior navio de cruzeiros do mundo com capacidade para 6.780 passageiros, e 2.100 tripulantes. Este foi o gancho para o jornal inglês, The Guardian, publicar uma matéria sobre a poluição causada por estes “monstros de ferro”.
O jornal saudava a saída do enorme navio das docas de Southampton,
podemos cheirar, ver, e até sentir o gosto da fumaça expelida
The Guardian reclamava que
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Poluição e cruzeiros, setor do turismo que mais cresce no mundo
Segundo o jornal, a população está preocupada porque os cruzeiros são o setor do turismo que mais cresce no mundo, e os navios ficam cada vez maiores. O Harmony of the Seas tem 362 metros de comprimento, por 66 de largura e 72 de altura – o equivalente a um prédio de 20 andares.
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Consumo do Harmony of the Seas atinge 363.399 mil litros de combustível por dia! Imagine a poluição…
De acordo com a Royal Caribbean, proprietária do navio, os três motores de 16 cilindros – com a altura de quatro andares –, consomem 5.212.5 litros de combustível por hora, ou 363.399,5 litros por dia, de um combustível altamente poluente.
“Estes navios queimam tanto combustível quanto cidades inteiras”
The Guardian mostra a correspondência entre a emissão de um navio deste porte, com a quantidade de carros. De acordo com o especialista Bill Hemmings,
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Rússia projeta submarino nuclear para transportar gás no ÁrticoMitos e verdades sobre a campanha de despoluição do rio TietêConheça o novo navio de carga híbridoEstes navios queimam tanto combustível como cidades inteiras. Usam mais combustível que os navios porta-contêineres, e mesmo quando queimam combustível com baixo teor de enxofre, que é cem vezes pior que o diesel da estrada
A emissão de CO2 de um navio
A indústria naval emite 837 milhões de toneladas de CO2 a cada ano.
The Guardian diz que a Cruise Lines International Association (CLIA) informa que a indústria está investindo significativamente na última década no desenvolvimento de tecnologias que ajudem a diminuir as emissões. Mas o jornal acrescenta que Daniel Rieger, da German Union for Nature Conservation, NABU, não pensa assim. Para ele
as companhias de cruzeiro criaram uma imagem de ser um setor de turismo brilhante, limpo, e ambientalmente amigável. Mas o oposto é verdadeiro. Um navio de cruzeiro emite tantos poluentes atmosféricos como cinco milhões de carros indo a mesma distância, porque esses navios utilizam combustível pesado que em terra teriam de ser eliminados como resíduos perigosos . O combustível usado por navios pode conter 3.500 vezes mais enxofre que o diesel. E navios não têm tecnologias de redução de gases de escape, como filtros de partículas que são padrão em carros e caminhões
As emissões de navios atingem 3% dos gases do aquecimento, a aviação responde por 5%
O site Transport and Environment diz que
as emissões da aviação têm crescido desde o primeiro voo. Hoje representam 5% do aquecimento global, enquanto os transportes marítimos atingem 3% do total global. Esses setores combinados são equivalentes ao sexto maior emissor se comparado com nações do mundo. Ambos os setores estão entre as fontes de crescimento mais rápido das emissões em escala global.
Fontes: https://www.theguardian.com/environment/2016/may/21/the-worlds-largest-cruise-ship-and-its-supersized-pollution-problem; https://en.nabu.de/about/; https://www.quora.com/Is-it-true-that-the-15-biggest-ships-in-the-world-produce-more-pollution-than-all-the-cars; http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1229857/How-16-ships-create-pollution-cars-world.html; https://www.transportenvironment.org/road-paris-climate-deal-must-include-aviation-and-shipping