Plástico, inimigo número um do meio ambiente
A foto de uma baleia morta à beira da praia na Espanha chamou atenção na mídia e redes sociais em julho de 2014. Plástico, inimigo número um do meio ambiente. Alguém tem dúvida?
Baleia morta por ingerir 17 Kg de plástico
A imagem mostra uma imensa baleia que morreu após ingerir mais de 17 quilos de diferentes tipos de plástico. A autopsia mostrou ainda que o material era proveniente de estufas no sul de Almeria e Granada, na Espanha.
Na região, agricultores produzem tomates e jogam as sacolas no mar. Mesmo com 50 toneladas e 14 metros de comprimento, a baleia morreu com o estômago cheio de 17 quilos de plástico.
Plástico, é preciso mudar o consumo
Diante dessa situação, cada vez mais grave e comum envolvendo plástico e animais marinhos. Uma reflexão acaba sendo mais do que necessária, obrigatória! O que podemos fazer para reverter ou, pelo menos, melhorar esse cenário?
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCOP29, no Azerbaijão, ‘cheira à gasolina’Município de Ubatuba acusado pelo MP-SP por omissãoVerticalização em Ilha Comprida sofre revés do MP-SPPlástico, saiba mais
Por mais de 50 anos, a produção global de plástico continuou a subir. Cerca de 299 milhões de toneladas de plásticos foram produzidos em 2013, o que representa um aumento de 4% em relação a 2012. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente,
entre 22% e 43% do plástico usado no mundo inteiro é descartado em aterros, onde seus recursos são desperdiçados, o material ocupa um espaço valioso e prejudica as comunidades. Recuperar o plástico do fluxo de resíduos para reciclagem ou para combustão para geração de energia tem o potencial de minimizar estes problemas. No entanto, grande parte do plástico coletado para reciclagem é enviado para países com menor regulamentação ambiental. E a queima de plástico para energia requer controles de emissões atmosféricas e produz cinzas perigosas, tudo isso sendo relativamente ineficiente.
PUBLICIDADE
Projeto It’s a plastic World
Pensando nisso, um grupo formado por europeus criou o projeto It’s a plastic World . Um vídeo bastante didático está sendo divulgado pelo projeto para explicar como o plástico prejudica não só a vida marinha como também a saúde de nós humanos, e o que podemos e devemos fazer, desde já, para melhorar esse panorama para as gerações futuras.
Assista ao vídeo Its a plastic World abaixo e faça sua parte!
Barco de plástico reciclado alerta para os lixos nos oceanos