Pau Brasil: a triste música da árvore em extinção
O Estadão publicou em 1 de maio de 2017: Pau Brasil: a triste música da árvore em extinção. A matéria, de Giovana Girardi, é interessante e pouco comum. Ela diz que ” a destruição de uma floresta costuma vir acompanhada de sons dramáticos: o crepitar intenso do fogo, o ronco da motosserra, o ranger dos correntões arrancando as árvores pela raiz. Mas como seria se cada árvore pudesse emitir uma mensagem nessa hora? E se esse adeus pudesse ser traduzido em uma música?”
Pau Brasil: oportunidade de cantar a sua despedida
Giovana Girardi explica que, ” a um exemplar de pau-brasil, árvore típica da Mata Atlântica que primeiro testemunhou a devastação que sofreria o bioma desde as primeiras décadas da colonização, foi dada a oportunidade de cantar a sua despedida”. E mais: “De um tronco da árvore foi feito um disco. ‘Lido’ por uma espécie de toca-discos a laser, gerou uma triste melodia.
Artista alemão Bartholomäus Traubeck
O jornal conta como funciona: ” de um tronco da árvore foi feito um disco. O canto da árvore foi obtido por meio de uma técnica desenvolvida pelo artista alemão Bartholomäus Traubeck, que usa um sensor para ler informações contidas nos anéis da árvore.”
“A experiência com o pau-brasil faz parte de uma campanha do Instituto Terra – do fotógrafo Sebastião Salgado e sua mulher, Lélia Wanick – feita pela agência J.Walter Thompson para alertar contra o desmatamento da Mata Atlântica.”
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroO bioma é o mais devastado do Brasil
“O bioma é o mais devastado do Brasil. Apesar de vir apresentando algum grau de regeneração natural e recuperação – conforme mostrou o levantamento Mapbiomas, no total foi reduzida a apenas cerca de 12% de sua área original.”
Veja o vídeo e ouça a música: