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Novo derrame da Petrobras no Sul

Novo derrame da Petrobras no Sul

Esta semana nosso litoral foi mais uma vez contemplado com derrame da Petrobras pela inabilidade da empresa. Deste vez a causa foi o rompimento de um duto, conectado a uma monoboia, na altura de Imbé e Tramandaí, litoral Norte do Rio Grande do Sul.

O fator que desencadeou o acidente teria sido uma tempestade na noite do dia 6 de abril,  que teria provocado o rompimento do duto da monoboia, espécie de terminal flutuante, usado em todo o Sul do país, para transportar petróleo de navios para as refinarias em terra.

De acordo com a Petrbras

o terminal do Rio Grande do Sul atende à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) e à petroquímica Braskem pelo oleoduto Osório-Canoas.

Sobre o funcionamento da monoboia diz a empresa

Cada estrutura é ancorada no fundo do mar por correntes especiais e conectadas por tubos flexíveis  a um conjunto submarino de válvulas. Essas válvulas são ligadas ao terminal por dutos submarinos.

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Foto: Francisco Soares, Polícia Civil

Proporções do derrame da Petrobras no Sul

Na quinta- feira, dia 7 abril, a Polícia Civil sobrevoou o local num helicóptero, informando que a mancha, localizada entre Imbé e Tramandaí, tem o tamanho de 10 quilômetros de diâmetro. Até este momento continuava o vazamento apesar de técnicos da empresa estarem trabalhando para estanca-lo.

Prefeitura de Imbé e o vazamento

O prefeito de Imbé, Pierre Emerim, em entrevista para a rádio Gaúcha disse ser este ‘o maior acidente ambiental’ registrado no local. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), equivalente a secretaria de meio ambiente do estado, enviou dois técnicos para verificarem a extensão dos danos. Até agora não se sabe exatamente a quantidade de petróleo derramado.

Foto: Polícia Civil

Não é a primeira vez da Petrobras em Tramandaí

Ainda em 26 de janeiro aconteceu outro acidente, no litoral de Tramandaí, causado pelo mesmo motivo: rompimento de dutos em monoboias. Na ocasião foram despejados 33 mil litros de petróleo. A Petrobras foi multada em R$ 2,9 milhões de reais pelo acidente. Pelo visto não adiantou muito.

Petrobras assegura que monoboias são seguras

Apesar dos dois acidentes recentes, o site da Petrobras informa que as monoboias usadas no Sul estão sendo trocadas, e que

os terminais aquaviários responsáveis pelo suprimento das nossas refinarias que abastecem a região sul do país estão ganhando ainda mais eficiência e confiabilidade nas operações. Novas e modernas monoboias, já em funcionamento no terminal de São Francisco do Sul (SC) e em instalação no de Osório (RS), passam a garantir maior precisão no controle das operações de transferência de petróleo e derivados e ainda auxiliam na prevenção de acidentes

Um das novas monoboias do Sul do país (Foto: Petrobras)

Ei, Petrobras, que tal acordar?

Maior precisão no controle das operações de transferência? Ei, Petrobras, acorda!

Este tipo de operação, de navio para navio, ou de navio para monoboias, é sempre arriscado e preocupante. Não deveriam ser permitidos no Brasil. Já denunciamos casos de transferência ship-to-ship que acontecem dentro de áreas protegidas, como a Baía de Ilha Grande. Qualquer dia destes teremos um grande desastre na região. É questão de tempo.

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