Matança de golfinhos em Taiji, Japão
Loui Psihoyos é diretor do premiado “The Cove” vencedor do Oscar de Melhor Documentário, e da ONG Oceanic Preservation Society. O filme, de 2009, mostra a matança de golfinhos anual, em Taiji, Japão. Trechos dele já rodaram pela internet, e mesmo neste site, causando assombro mundo afora e muita pressão sobre o Japão para que cessem esta prática medieval.
The Cove deveria ser exibido no Brasil
Infelizmente The Cove não entrou no circuito nacional. As distribuidoras nivelam por baixo e entopem as salas com lixo hollywoodiano, talvez por acharem que quem vive abaixo da linha do Equador não merece coisa melhor.
The Cove é um documentário mentiroso?
Para nossa sorte, o diretor Louie reagiu. A revista Newsweek publicou uma matéria dizendo que o documentário era mentiroso, usava efeitos especiais e “era uma montagem”. Ele respondeu de imediato: colocou todas as filmagens, sem edição nem cortes, em sites especializados e desmoralizou a revista.
É possível assistir à matança de golfinhos na íntegra
Agora é possível assistir The Cove na íntegra. O filme, gravado com quatro câmeras, mostra as cenas horripilantes da baía de Taiji. Atenção: as imagens são chocantes. Assista, comprove e apoie a defesa da vida marinha. Isso sim é crueldade contra animais indefesos.
Mais lidos
Prefeitura do Rio decepa mangues por árvore de NatalPau-brasil ganha normas internacionais mais fortesTeste de mineração em alto mar reduz vida marinha em 1/4Abaixo outra das tomadas de The Cove na matança de golfinhos.
PUBLICIDADE
Esta é a terceira tomada do premiado documentário que mostra a matança de golfinhos em Taiji.
Veja como são as coisas. Muitos anos depois do lançamento do documentário, e às vésperas da COP30 em Belém, o Japão volta a mostrar seu verdadeiro rosto ambiental, ou seja, a hipocrisia. O mesmo país que há décadas desafia a moratória internacional da caça às baleias, agora tenta calar quem as defende. O alvo é Paul Watson, fundador da Sea Shepherd (https://marsemfim.com.br/sea-shepherd/), conhecido mundialmente por expor a matança de baleias no oceano Austral, que está no Brasil para participar da COP30.