Matança de golfinhos em Taiji, Japão
Loui Psihoyos é diretor do premiado “The Cove” vencedor do Oscar de Melhor Documentário, e da ONG Oceanic Preservation Society. O filme, de 2009, mostra a matança de golfinhos anual, em Taiji, Japão. Trechos dele já rodaram pela internet, e mesmo neste site, causando assombro mundo afora e muita pressão sobre o Japão para que cessem esta prática medieval.
The Cove deveria ser exibido no Brasil
Infelizmente The Cove não entrou no circuito nacional. As distribuidoras nivelam por baixo e entopem as salas com lixo hollywoodiano, talvez por acharem que quem vive abaixo da linha do Equador não merece coisa melhor.
The Cove é um documentário mentiroso?
Para nossa sorte, o diretor Louie reagiu. A revista Newsweek publicou uma matéria dizendo que o documentário era mentiroso, usava efeitos especiais e “era uma montagem”. Ele respondeu de imediato: colocou todas as filmagens, sem edição nem cortes, em sites especializados e desmoralizou a revista.
É possível assistir à matança de golfinhos na íntegra
Agora é possível assistir The Cove na íntegra. O filme, gravado com quatro câmeras, mostra as cenas horripilantes da baía de Taiji. Atenção: as imagens são chocantes. Assista, comprove e apoie a defesa da vida marinha. Isso sim é crueldade contra animais indefesos.
Mais lidos
Ilhabela em último lugar no ranking de turismo 2025Garopaba destrói vegetação de restinga na cara duraCores do Lagamar, um espectro de esperançaAbaixo outra das tomadas de The Cove na matança de golfinhos.
PUBLICIDADE
Esta é a terceira tomada do premiado documentário que mostra a matança de golfinhos em Taiji.
Veja como são as coisas. Muitos anos depois do lançamento do documentário, e às vésperas da COP30 em Belém, o Japão volta a mostrar seu verdadeiro rosto ambiental, ou seja, a hipocrisia. O mesmo país que há décadas desafia a moratória internacional da caça às baleias, agora tenta calar quem as defende. O alvo é Paul Watson, fundador da Sea Shepherd (https://marsemfim.com.br/sea-shepherd/), conhecido mundialmente por expor a matança de baleias no oceano Austral, que está no Brasil para participar da COP30.