Maria Tereza Jorge Pádua, entrevista parte I
João Lara Mesquita entrevista a pioneira ambientalista, Maria Tereza Jorge Pádua. Entre os temas abordados está o inicio de seu trabalho, ainda quando não existia o Ministério do Meio Ambiente.
Maria Tereza Jorge Pádua
Maria Tereza conta como surgiu a primeira Unidade de Conservação marinha federal. E explica o papel que teve o Almirante Ibsen Gusmão. A criação do Tamar, um dos sucessos até hoje conseguidos no Brasil é outro assunto da conversa.
Os dois são da mesma cepa que Paulo Nogueira Neto, outro titã pioneiro a quem muito devemos. E muito diferentes de parte dos ambientalistas do século 21.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPesca ilegal de atum ligada à corrupção, lavagem de dinheiro, e tráfico humanoZheng He: O Almirante Eunuco que Fez da China uma Potência Marítima no Século XVPraia do Buracão, BA, e a chaga do litoral: especulação imobiliáriaOito milhões de hectares de áreas protegidas na Amazônia
Ela foi uma das responsáveis pela criação de oito milhões de hectares de áreas protegidas na Amazônia, ainda nos anos 70!
Neste capítulo da entrevista ela rememora fatos históricos. A sugestão de criação da primeira área protegida no Brasil, em 1876, e constata: “mas foi só em 1937 que tivemos nosso primeiro Parque Nacional”.
PUBLICIDADE
‘O meio ambiente nunca foi prioridade no Brasil’
Para Maria Tereza “não há pressão política, nem educação adequada, para que possamos exigir uma efetiva política ambiental.” E finaliza: “o meio ambiente nunca foi prioridade no Brasil.”
Assista a primeira parte da entrevista.
Maria Tereza Jorge Pádua, entrevista parte II