❯❯ Acessar versão original

Manifesto de cientistas em defesa de nossas áreas costeiras e oceânicas

Manifesto de cientistas em defesa de nossas áreas costeiras e oceânicas

Manifesto de cientistas em defesa de áreas costeiras: professores e pesquisadores se unem em Manifesto de cientistas em defesa de ações para proteção de nossas áreas costeiras e oceânicas.

manifesto de cientistas em defesa de áreas costeiras, imagem área costeira do Brasil
Manifesto de cientistas em defesa de áreas costeiras

Professores e cientistas decidiram se unir em uma petição pública para reivindicar melhor e mais preservação dos nossos ambientes costeiros e marinhos. Entre os tópicos do estão:

Manifesto de cientistas em defesa de áreas costeiras: Planejamento Estratégico 2014-2022 do Ministério do Meio Ambiente

Inclusão expressa dos ambientes costeiros e marinhos no texto atual do Planejamento Estratégico 2014-2022 do Ministério do Meio Ambiente –  considerando sua importância para a seleção de prioridades na agenda federal e dos estados da união, a exemplo do que está expresso no documento “O Futuro que Queremos” (Declaração Final da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – RIO + 20).

Garantia de proteção efetiva do Mapa

Garantia de proteção efetiva do Mapa de Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade (APCBio). Assumindo expressamente nossos compromissos internacionais de preservação de nosso litoral.

Avaliações Ambientais Estratégicas (AAE)

Realização de Avaliações Ambientais Estratégicas (AAE) ou Avaliações Ambientais Integradas (AAI) nas áreas destinadas à exploração de óleo e gás. Assim como naquelas com previsão de instalação de portos e petroquímicas, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente, anteriormente ao planejamento da venda ou licitação.

 Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC)

Implementação e avaliação continuada do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC). Entre eles o Projeto Orla, e da articulação com outros grupos de interesse no Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro (GI-GERCO), fundamental para o planejamento da ocupação costeira e dos impactos dela decorrentes.

PUBLICIDADE

Implementação e consolidação de Áreas Marinhas Protegidas

Implementação e consolidação de Áreas Marinhas Protegidas. E consequente implementação de uma rede de Unidades de Conservação que representem todos os biomas presentes na região costeira e marinha. Com especial destaque para os montes submarinos submersos, atualmente negligenciados. Eles frequentemente são alvo do interesse econômico e estão sob a influência de áreas de exploração de óleo e gás.

Uso sustentável dos recursos biológicos e minerais

Fomento à busca do uso sustentável dos recursos biológicos e minerais presentes na região costeira e marinha. Expresso incentivo para formas renováveis de fontes de energia, alimento e renda, dentro da perspectiva da economia azul.

Valorização expressa da região costeira e marinha

Inclusão na agenda do Ministério um processo que leve à valorização expressa da região costeira e marinha, garantindo a manutenção das populações caiçaras ou tradicionais destes ambientes, sua cultura e seus direitos, todos estes itens assegurados pela Constituição Federal do Brasil.

Se você, assim como o Mar Sem Fim, se preocupa com nosso ambiente marinho, ajude-nos a elevar o Brasil como exemplo de proteção e preservação de áreas costeiras, divulgue essa matéria e informações!

Mar Brasil, de Frederico Brandini, livro indispensável

Sair da versão mobile