Novas espécies de esponjas são descobertas no Brasil
Mais de cem novas espécies de esponjas são descobertas no Brasil. As coletas foram feitas no litoral do Rio de Janeiro. São exemplares da subclasse Calcaronea, a mais numerosa entre as esponjas calcárias, com mais de 75% das espécies já conhecidas.
A bióloga Fernanda Azevedo conta que a expectativa era descobrir pouco mais de dez novas espécies durante o estudo, mas o número ultrapassou as expectativas.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemCOP29, no Azerbaijão, ‘cheira à gasolina’Município de Ubatuba acusado pelo MP-SP por omissãoVerticalização em Ilha Comprida sofre revés do MP-SPColetas em São Sebastião, litoral norte de São Paulo
Outras coletas também foram realizadas em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Elas trouxeram nove espécies novas. Na Ilha do Arvoredo, em Santa Catarina, foram seis novas esponjas calcárias.
A intenção do trabalho é produzir um mapa de distribuição das espécies de esponjas calcárias. Em seguida definir áreas prioritárias para a conservação.
PUBLICIDADE
O estudo teve o financiamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Ele também encontrou duas espécies não nativas do Brasil.
Os pesquisadores aguardam a publicação de artigos científicos para descrever as novas espécies . A equipe já enviou uma carta ao ICMBio, para ajudar no plano de manejo da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.