Júlio Verne: o escritor você conhece mas, e o navegador?
Ele era genial. Frequentemente celebrado como um dos precursores da ficção científica, conhecido pela habilidade de antecipar invenções e avanços tecnológicos que só se tornariam realidade décadas, ou séculos depois da publicação de suas obras. Nasceu numa ilha artificial num afluente do rio Loire. O local teve um impacto profundo em sua vida. No século 19 era uma movimentada área portuária servindo como centro para construtores navais. Assim, passou a infância observando navios e imaginando como seria subir a bordo deles. Sua visão de mundo destaca-se por uma combinação de curiosidade insaciável, pesquisa meticulosa e uma imaginação que se recusa a ter limites, permitindo-lhe explorar possibilidades que na época pareciam puramente fantásticas. Contudo, nem todos sabem que tão logo começou a fazer sucesso, e consequentemente melhorar o padrão de vida, Júlio Verne (1828 – 1905) comprou um veleiro. É sobre isso que vamos falar, sobre o navegador apaixonado pelo mar.
Navegando com o Saint Michel
“Não consigo ver partir um navio, um navio de guerra, um navio mercante ou um simples barco a remo sem que todo o meu ser embarque! Acho que fui feito para ser marinheiro e se essa carreira não for minha, desde criança, me arrependerei todos os dias”, escreveu Júlio Verne.
[…] vivi no movimento marítimo de uma grande cidade comercial, ponto de partida e de chegada de inúmeras viagens de longo curso. […] Naquela época só tínhamos os veleiros pesados da marinha mercante. Mas que lembranças eles me trazem! Na imaginação, subi nas suas mortalhas, agarrei-me ao topo dos seus mastros! O meu maior desejo teria sido atravessar a tábua trémula que os prendia ao cais para pôr os pés no seu convés! » (em Memórias da Infância e Juventude ).
A paixão pelo mar e pelos barcos
Esta paixão pelo mar e pelos barcos nunca o abandonaria e, em 1865, escreveu ao seu editor Hetzel: “ Fui passar uns dias no mar no iate de um dos meus amigos, e lá fui o mais feliz de homens .” E em março de 1866, alugou uma casa em Crotoy chamada La Solitude, muito perto do porto.
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Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVila do Cabeço, SE, tragada pela Usina Xingó: vitória na JustiçaConheça o submarino do Juízo Final, o russo BelgorodDesastres naturais e o custo para as seguradorasDurante a década de 1860, a carreira de Verne estava decolando e ele ganhava um bom dinheiro. Assim, em 1867, comprou um pequeno barco, que batizou de Saint Michel , em homenagem a seu filho, Michel. Passou um tempo navegando pela Europa até as Ilhas do Canal, ao longo da costa inglesa e através do Golfo da Biscaia.
Segundo o La Cale 2, em 1874, após muitos pedidos, Júlio Verne foi admitido no Yacht Club de France como escritor e marinheiro. Ele então tinha um barco a remo simples – chamado Saint-Michel I – no qual escreveu Vinte Mil Léguas Submarinas publicado no mesmo ano (a marinha dos EUA batizou seu primeiro submarino nuclear, em 1952, como Nautilus, em homanagem à nave do Capitão Nemo).
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Um ano antes, em 1873, a Volta ao Mundo em Oitenta Dias foi adaptado para peça de teatro. As cerca de quatrocentas apresentações do texto, no Théâtre de la Porte Saint-Martin, no final de 1874, trarão uma pequena fortuna que permitirá a Júlio Verne ampliar as suas paixões marítimas e, assim, construir o Saint-Michel II.
Uma réplica do Saint Michel II
Livros de Júlio Verne fazem sucesso e barcos melhoram
É, portanto, sob o conselho de seu amigo Paul Bos, com quem às vezes navegava, que Júlio Verne se interessa pelos sloops (veleiros com um só mastro). Ele encomendou o Saint-Michel II nos estaleiros Abel Lemarchand du Havre no final de 1875. Tem duas particularidades: é o único barco que o próprio Verne supervisiona e, embora construído para prazer, incorpora os planos genéricos de barco de trabalho, ou seja, os famosos barcos conhecidos como Hirondelles de la Manche, extremamente rápidos.
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Desde o seu lançamento em Le Havre, em 24 de maio de 1876, Verne navegou pelo Canal da Mancha e nas costas da Inglaterra. O barco e seus acabamentos despertam louváveis elogios: “A carpintaria da sala é feita de madeira de cipreste e mogno envernizado. Há muito espaço onde há dois sofás, um quarto com duas camas elegantes e um lavatório. A estação da tripulação também é notável.”
“O todo e os detalhes deste iate não deixam nada a desejar. A elegância é unida à solidez, a finura de suas formas também é notável. As dimensões desta embarcação de prazer são as seguintes: comprimento onze metros do arco para o estame, e treze metros do lado de fora, largura três metros, terá dois-três metros de calado ”, escreve Le Journal du Havre.
Júlio Verne está encantado, o Saint Michel II é rápido e confortável. Durante 18 meses, fará várias viagens marítimas.
Contudo, de acordo com o Nantes Patrimonia, apesar das suas qualidades, Júlio Verne não manteve o Saint-Michel II por muito tempo: apenas duas temporadas. A razão vem do acaso e da oportunidade: graças a uma viagem que fez com o Saint-Michel, de Le Havre a Saint-Nazaire no final de julho de 1877, o escritor aproveitou para ficar um tempo em Nantes. Caminhando pelos cais do porto soube que um iate a vapor (vela e vapor), uma escuna mista de 35 metros de comprimento, à venda a um preço muito atrativo. Chamada de Saint-Joseph, pertence ao Marquês de Preaulx, que tem muita fortuna e multiplica barcos como amantes. Júlio Verne comprou-o por 55.000 francos em outubro de 1877 e rebatizou-o de… Saint-Michel III .
Breve história do Saint Michel III
Segundo o escales.wordpress.com, o barco abaixo, ancorado em Nantes, seria o Saint Michel III. Nosso amigo Dr. Cornou, de Nantes, e bom conhecedor do porto, observou que o navio estava de frente para a casa de Nantes de Júlio Verne. Daí a questão imediata: “E se fosse um dos barcos de Tonton Jules?”
Edimburgo e Copenhague
Depois de um curto cruzeiro em 1877 (Nantes, Brest, Dieppe, Le Tréport), ele fez vários passeios nórdicos (até Edimburgo e Copenhague) em 1878, 79, 81; em seguida, em 1884, um cruzeiro pelo Mediterrâneo: Argel, Oran, Catania, Nápoles, Marselha onde, provavelmente, foi tirada a imagem abaixo, com o barco já pintado de branco.
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Com este novo barco Verne aos poucos preencheu de rotas muitos mapas.
Manuscrito de Júlio Verne resume algumas viagens
Segundo estudo de Jean-Michel Margot, o manuscrito abaixo é de Júlio Verne, e resume algumas viagens a bordo do Saint-Michel II e III. O documento é de 1885, ano da venda de Saint-Michel III. Verne lembra-se de cinco viagens marítimas em 1879. A primeira levando-o com seu filho Michel, seu irmão Paul acompanhado do filho, seu sobrinho Gaston e seu amigo Robert Godefroy para a Escócia. As outras quatro navegações não se afastam muito da costa francesa. Além de Michel e Paul, Júlio Verne menciona Jancigny, Lorois , os Dézaunays e Obry como passageiros “incomuns”.
…Estou navegando há quatro ou cinco dias. Fui ver o lançamento do Dévastation em Lorient , um couraçado de 1º escalão e o maior que a França possui. Era muito interessante; depois, voltamos para experimentar a navegação na baía de Quiberon. Digo nós, porque Paul estava comigo e Michel.
De Roterdã a Copenhague a bordo do iate a vapor
A mesma fonte informa ainda que em 1883 realizou-se a famosa viagem para norte “De Roterdã a Copenhague a bordo do iate a vapor Saint-Michel ”, através dos canais alemães terminando em Kiel, e seguida de um cruzeiro no Mar Báltico. A viagem para Ramsgate é desconhecida, mas aparece nas listas de embarque de 1881 com uma “expedição” (preenchimento de documentos de partida) em 29 de julho em direção a Les Sables, com uma tripulação de 9 e 6 passageiros.
A lista manuscrita de Júlio Verne termina com o famoso cruzeiro de 1884 no Mediterrâneo, decifrado por Bernard Sinoquet no artigo que abre este volume 9 de Verniana.
Estes fatos demonstram que o grande escritor e visionário era, de maneira idêntica, um notável comandante que soube aproveitar seus barcos.
Júlio Verne e o mar
Segundo o Actualitte, Júlio Verne escreveu 63 romances nos quais navegou 259 navios de todos os tipos: rebocadores, dhows, iates, vapores… Dono de três navios, participou na concepção dos dois primeiros e fez numerosos cruzeiros a bordo do terceiro: um esplêndido e navio rápido de 30 metros, o Saint-Michel III.
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Em 20 Mil Léguas Submarinas, diz certa hora o Capitão Nemo:
Sim ! Eu amo isso ! O mar é tudo! Abrange sete décimos do globo terrestre. Sua respiração é pura e saudável. É o imenso deserto onde o homem nunca está sozinho, porque sente a vida vibrando ao seu lado. O mar é apenas o veículo de uma existência sobrenatural e prodigiosa; é apenas movimento e amor; é o infinito vivo, como disse um de seus poetas
O tempo das belas viagens terminou em 1885
Contudo, o tempo das belas viagens terminou em 1885. O mestre a bordo tinha preocupações com a família e seus assuntos eram urgentes. Ele vendeu o navio em 1886 pela quantia irrisória de 26.000 francos, para um armador que mais tarde o vendeu ao príncipe de Montenegro.
O fim trágico do Saint Michel III: ‘a ferramenta do confinamento’
Segundo o Nantes Patrimonia, depois da venda começou uma nova carreira para o Saint-Michel no estuário do Loire. Não foi retirado de serviço até 1892 e depois comprado por um barqueiro que lhe deu o nome Cattleya Cattleya; finalmente, em 1900, a administração da prisão adquiriu-o para a colônia penal de Belle-Ile: ele servirá, escreve Philippe Valetoux (Jules Verne, no mar e contra todos), “provavelmente entre a colônia penal estabelecida na ilha e no continente. Assim, este barco, do qual o antigo proprietário, Júlio Verne, estava tão ligado à sua liberdade, torna-se, por um paradoxo singular, a ferramenta do confinamento.
O Troféu Júlio-Verne, criado em homenagem ao mestre
Criado por marinheiros para marinheiros em 1992, o Troféu Júlio-Verne é um impressionante desafio náutico: uma regata de volta ao mundo à vela, a ser completada em menos de 80 dias, de leste a oeste, sem escalas e sem assistência. Na esteira de Philéas Fogg, o herói do romance de Júlio Verne, e nos passos de Magalhães, apenas nove equipes ergueram o precioso troféu.
Assista ao vídeo e saiba mais
Vingt Mille Lieues sous les mers from Bibliothèque nationale de France on Vimeo.