❯❯ Acessar versão original

Jangada mais tosca do mundo, acredite se quiser

Jangada mais tosca do mundo, acredite se quiser

Ele atravessou o Irã, a Turquia, Grécia, Macedônia, Sérvia, Croácia, Eslovênia, Itália e Suiça, até chegar em Calais, na França. Tudo para fugir dos Talebãs que assumiram o poder no Afeganistão no ano 2000. Ali ele improvisou uma Jangada mais tosca do mundo e partiu para o impossível: chegar na Inglaterra.

Afegão resgatado poucos minutos depois da partida

Mas foi resgatado poucos minutos depois da partida, no Mediterrâneo, pela Guarda Costeira da França. Seu nome é Asif Hussainkhil, de 33 anos. O rapaz improvisou uma balsa com seis tábuas e uma espécie de vela feita com um lençol. Não tinha bússola, água ou comida. O resultado do desespero é este: faz o ser humano acreditar no impossível. E a jangada, que é por si uma embarcação tosca tornou-se, neste caso, a mais tosca do mundo.

Assif Hissainkhhil

O “barco”, jangada mais tosca do mundo, se é que pode ser chamado assim, é incrivelmente frágil. O mar também pode ser  uma das “plataformas” mais trágicas que existem.

Jamais vi algo assim.

 Guarda costeira  diz que  chances de sucesso de Asif eram de zero por cento

A guarda costeira da França disse que as chances de sucesso de Asif “eram de zero por cento”. Ainda assim o homem não se intimidou e disse que vai tentar outra vez.

A sugestão para esta matéria veio do internauta Paulo Abreu. Mande você também sugestões de pautas. Estamos abertos.

Jangadas

De acordo com o wikipedia, “a forma da jangada incorpora uma série de interessantes avanços da ciência artesanal neolítica – que realizava experimentos diretos, nos materiais e a partir dos fenômenos presenciados, em “projetos de pesquisa” totalmente guardados na memória dos artesãos”. Em especial sua vela triangular envolve uma série de efeitos avançados, relacionados à dinâmica dos fluidos. Também conhecida como “vela latina”, ela permite navegar contra o vento, aproveitando a diferença de pressão do ar, que se forma entre sua “face externa”

Canoa indígena de 1610 é encontrada em Minas Gerais.

Sair da versão mobile