Exploradores ficam duas semanas no fundo do mar em laboratórios
Localizado na costa da Flórida, nos Estados Unidos, o Medina Aquarius Program, ligado à Universidade federal da Flórida, é um espaço destinado ao estudo do mar e de tecnologias oceânicas que fica a 18 metros da superfície. Foi com esta ajuda que os exploradores ficam duas semanas no fundo do mar.
Espaço já conduziu 120 missões
Alguns cientistas especializados passam dias no módulo submarino para realizar experimentos e pesquisas. O espaço já conduziu mais de 120 missões desde seu lançamento, em 1993.
Trabalho permite até 9 horas diárias de mergulho
Pesquisas sobre a saúde dos oceanos, corais, alterações no clima global são feitas por lá. O trabalho no complexo permite até 9 horas diárias de mergulho nos arredores do aquário. Com essa frequência, um trabalho que levaria dois anos para ser feito, pode ser finalizado em duas semanas.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemPirataria moderna, conheça alguns fatos e estatísticasMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum derruba economia de MoçambiqueA vida no medina Aquarius Program
O vídeo abaixo tem cerca de quatro minutos, mas é o suficiente para entendermos um pouco mais sobre como é a vida no Medina Aquarius Program. O foco do programa é de pesquisa em ciências marinhas costeiras. A Base Aquarius Reef, parte do programa Medina Aquarius localizado fora das Florida Keys, é o único laboratório de pesquisa submarina do mundo. Atualmente está sendo equipado como um observatório da acidificação do oceano e plataforma de pesquisa.
Possibilidades do aquário
O Aquário permite uma monitorização sem precedentes dos efeitos das alterações climáticas sobre os ecossistemas de algas marinhas e recifes de corais. Ambos em situação crítica para o futuro de um planeta com temperaturas cada vez mais elevadas. Os pesquisadores também examinam o papel global do “Blue Carbon”, armazenado em ambientes oceânicos costeiros em estratégias de mitigação das mudanças climáticas.
Professores ocupam posições de liderança nos comitês das Nações Unidas
Saiba mais sobre as novidades da exploração submarina. Que tal uma cidade sustentável no fundo do mar?