EUA pedem união mundial para salvar oceanos
Diante do grave cenário atual que envolve o mundo marinho, EUA pedem união mundial para salvar oceanos e contribuir para a preservação da vida nos mares.
Estratégia mundial a ser adotada por todos os países
A idéia seria desenvolver uma estratégia mundial a ser adotada por todos os países. O Secretário de Estado americano, John-Kerry, declarou que todos devem ter a responsabilidade compartilhada.
A declaração foi feita por kerry durante uma conferência de líderes mundiais, cientistas e industriais. O secretário pediu o desenvolvimento de uma estratégia global para salvar os oceanos dizendo que todo mundo tem responsabilidade na proteção dos mares. Afinal, eles cobrem 75% do planeta. Kerry afirmou:
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemImportância de descobertas sobre sexo entre tubarõesTurismo náutico é mal aproveitado no BrasilPrograma Mar Sem Lixo, de São Paulo, merece cópiaVamos desenvolver um plano para limpar os oceanos para as futuras gerações e proteger a vida no mundo
PUBLICIDADE
Milhares de toneladas de lixos provenientes da costa e dos rios flutuam nos cinco principais giros oceânicos. Os turbilhões gigantes que criados pelas correntes marítimas ‘prendem’ o plástico em determinados locais.
13 mil pedaços de lixo plástico flutuando em cada quilômetro quadrado de superfície oceânica
Análises falam em 13 mil pedaços de lixo plástico flutuando em cada quilômetro quadrado de superfície oceânica. Estima-se que 90% dos esgotos dos países em desenvolvimento cheguem aos rios, lagos e mares sem tratamento, sem falar no excedente dos produtos químicos usados na agricultura – um fenômeno conhecido como ciclo do fósforo e do nitrogênio.
Segundo a Global Partnership for Oceans, aliança internacional de governos, ONGs e empresas, existem mais de 600 zonas mortas nos oceanos – locais sem oxigênio suficiente para a vida marinha sobreviver.