Corais de Raja Ampat, um dos mais ricos do planeta, sofrem com naufrágio
A notícia chegou via o site do jornal inglês The Guardian. O texto diz que a ilha de Raja Ampat, na Indonésia, é dona de uma biodiversidade marinha talvez a mais rica do planeta com seu banco de corais de Raja Ampat inigualável. Mas ele foi severamente danificado quando um navio de passageiros de bandeira inglesa, o Caledonian Sky com 90 metros de comprimento, se chocou contra eles durante a maré baixa neste início de março.
Corais de Raja Ampat e o acidente com navio de turismo
De acordo com The Guardian ‘o navio encalhou num banco de areia inexplorado na província de Papua Ocidental após terminar uma viagem de observação de aves na ilha de Waigeo, em 4 de março’. Se os danos ao meio ambiente foram grandes, à embarcação foram mínimos. O navio já partiu depois que seus responsáveis foram interrogados pelos investigadores.
Recuperação do navio piorou a situação dos corais de Raja Ampat
The Guardian diz que Ricardo Tapilatu, chefe do Research Center for Pacific Marine Resources , não aprovou o modo como recuperaram o navio:
Um rebocador da cidade de Sorong foi chamado para ajudar a desencalhar o navio de cruzeiro, que é algo que não deveria ter acontecido porque ele danificou o recife ainda mais. Eles deveriam ter esperado durante a maré alta para desencalhar o navio.
O navio danificou aproximadamente 1.600 metros quadrados de corais em um local de mergulho conhecido como Crossover Reef. Devido à biodiversidade especial de Raja Ampat com o status de um dos locais de mergulho mais populares do mundo, bem como o fato de que o dano ocorreu em um parque nacional, a equipe de avaliação irá recomendar a compensação de US $ 800- $ 1,200 (£ 650- £ 985) por metro quadrado danificado. De acordo com as autoridades locais a recuperação dos recifes pode levar uma década.
Conheça o navio envolvido no acidente
PUBLICIDADE
A Noble Caledonia, proprietária do navio, informou que
…todos os 102 passageiros e 79 tripulantes ficaram a salvo, e não houve necessidade de evacuar o navio de 4.290 toneladas após o incidente. Houve danos na superfície do casco
(Foto de abertura: The Guardian)