Estudo alerta que corais do Caribe estão à beira do colapso e podem desaparecer em 20 anos
Corais do Caribe: cerca de 9% dos recifes de todo mundo estão no Caribe. E são vitais para a economia da região. De acordo com um relatório produzido por três grandes entidades internacionais, o Global Coral Reef Monitoring Network (GCRMN ), a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e o Programa Ambiental das Nações Unidas (Pnuma), os corais do Caribe estão agora com apenas um sexto de seu tamanho original.
Corais no Caribe: US 3 bilhões em turismo
A perda da biodiversidade na região pode ter consequências catastróficas. Os corais do Caribe geram mais de US$ 3 bilhões por ano com o turismo, atividade de pesca e mais de uma centena de outros bens e serviços. Desde 1970, o ecossistema do Caribe já se reduziu em mais de 50%.
Corais do Caribe: problema é o aquecimento global
A principal culpada pelo desaparecimento dos recifes de todo mundo é a mudança climática. No caso no Caribe a maior ameaça vem da perda de dois herbívoros importantes para a região: peixes-papagaio e ouriços do mar.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaArquipélago de Mayotte, no Índico, arrasado por cicloneAcidente com dois petroleiros russos ameaça o Mar NegroUma doença não identificada levou a uma mortalidade em massa do ouriço-do-mar em 1983. E a pesca extrema ao longo do século 20 deixou a população de peixes-papagaio à beira da extinção em algumas regiões.
Perda de espécies interrompe equilíbrio dos ecossistemas
A perda destas espécies interrompe o delicado equilíbrio dos ecossistemas dos corais. E permite que as algas, das quais eles se alimentam, se proliferem e passem a sufocar os recifes.
Segundo o estudo, a situação caótica ainda pode ser salva. A solução seria restabelecer as populações de peixes-papagaio, aumentar a fiscalização contra a sobrepesca e poluição costeira.
O relatório “Situação e Tendências do Recifes de Coral no Caribe” é o estudo mais detalhado e abrangente do gênero já publicado. Os dados são resultado do trabalho de 90 especialistas ao longo de três anos. E uma análise de mais de 35 mil pesquisas realizadas em 90 locais do Caribe desde 1970. Incluindo estudos de corais, algas, ouriços do mar e peixes de criadouro.
Descoberta recente
A mais recente descoberta, em se tratando de corais, foi o banco descoberto na foz do Amazonas.