Conheças as diversas cores de um iceberg
Cores de um iceberg: você sabia que os icebergs podem variar de coloração? Conheça as diversas cores de um iceberg que podem ir do tradicional azul até o inusitado vermelho.
Cores da Antártica
Uma das primeiras curiosidades de visitantes encantados pela beleza dos gigantescos icebergs da Antártida tem a ver com a cor azulada destes gigantes dos mares. Mas quais são as possíveis cores de um iceberg?
Por que é azul?
De acordo com cientistas, na realidade, o iceberg é azul pelo mesmo motivo que a água do mar é azul: a excelente absorção do espectro vermelho da luz.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemA mídia e o pernicioso vício dos ‘paraísos do litoral’Vicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo aforaPara que seja visível, qualquer objeto precisa refletir pelo menos parte do espectro luminoso. No caso da neve e do gelo, as milhares de bolhas de ar presentes no seu interior refletem a luz quase que integralmente, conferindo seu aspecto branco. Nos icebergs, conforme o gelo vai se comprimindo, as bolhas de ar vão sendo expelidas, aumentando a densidade do gelo.
Ligação entre oxigênio e hidrogênio da água
A ligação entre oxigênio e hidrogênio da água é excelente para absorver o espectro amarelo e vermelho. Mas absorve mal o espectro azul da luz. Quanto maior for a área de gelo atravessada pela luz, menos vermelho sobrará e, portanto, mais profundo será o tom de azul observado.
PUBLICIDADE
Espessuras inferiores a um metro geralmente refletem quantidade suficiente de outras faixas do espectro luminoso para que continuem tendo aparência branca. Cientistas explicam que somente quando a luz atravessa cerca de um metro é que começamos a observar tons azuis no gelo.
Leia também
Leões marinhos ajudam cientistas a mapear o fundo dos oceanosGeleiras do Alasca perdem 50 mil galões de água por segundoSexo entre pinguins continua a escandalizar até hojeIcebergs verdes; fonte de debate
Mas apesar da beleza intensa dos icebergs azuis, ainda mais belos e curiosos são os icebergs verdes. Exuberantes, de coloração verde-garrafa e totalmente translúcidos. São uma fonte de debate até mesmo para cientistas especializados em glaciologia. Pesquisas apontam que em condições perfeitas de formação, esses icebergs expelem todas as bolhas de oxigênio presentes no gelo.
E formam zonas de alta pressão extremamente densas, criando isótopos que refletem somente as partes do espectro luminoso que compõem a coloração verde. Outro motivo para emitirem a luz esverdeada é a presença de algas em seu interior.
Ainda mais curiosos são os icebergs vermelhos. Muitas vezes a vermelhidão é notada em parte do iceberg apenas, aparecendo em forma de listras.
A explicação para a coloração vermelha tem a ver com a formação do bloco de gelo geralmente em área com muitos sedimentos ricos em ferro. Esses sedimentos ficam presos no gelo, fazendo com que os icebergs emitam o espectro vermelho amarronzado.