❯❯ Acessar versão original

Coca-Cola: maior poluidora de plástico do Reino Unido

Coca-Cola é a maior poluidora de plástico do Reino Unido pelo quarto ano consecutivo

A Coca-Cola é um fenômeno. Uma empresa americana de bebidas que começou com uma única receita de refrigerante. Cento e trinta anos depois, é uma das maiores empresas do mundo, entregando centenas de marcas em mais de 200 países e territórios. Nos Estados Unidos ela tem nada menos que 43,7% do mercado de refrigerantes. Em 2022, a receita operacional líquida foi de US$ 38,7 bilhões de dólares. Contudo, ao lado destes números de fazer inveja, a marca recebeu pelo quarto ano consecutivo o ‘título’ de maior poluidora de plástico do Reino Unido numa auditoria anual da Surfers Against Sewage.

Lixo plástico entre os quais da marca coca-cola
Imagem, www.surfgirlmag.com.

“Os resultados da Brand Audit deste ano são chocantes”

Izzy Ross, gerente de campanhas da Surfers Against Sewage, disse: “Os resultados da Brand Audit deste ano são chocantes. Mas, infelizmente, não são surpreendentes. Ano após ano, vemos os mesmos responsáveis ​​pelas quantidades repugnantes de poluição plástica nas nossas praias, cidades e no campo. Esta Dúzia Suja de empresas poluidoras de plástico precisa melhorar sua atuação. Deve ser responsabilizada pela poluição e levada a fazer mais para adotar modelos de negócios circulares para reduzir o plástico e (por extensão) a sua pegada de carbono. Estas gigantes da indústria têm o poder de salvar ou condenar o oceano. No momento elas estão escolhendo a última opção.”

O oceanographicmagazine.com explica como funciona o Relatório Brand Audit: O relatório é uma publicação anual que analisa dados recolhidos por voluntários durante o Million Mile Cleans do SAS – que reúne comunidades de todo o Reino Unido para limpar o litoral, canais, caminhos e ruas de cidades durante um período de 12 meses. Este ano, mais de 4.000 voluntários participaram em 499 limpezas.

Os 12 maiores poluidores do Reino Unido segundo o Surfers Against Sewage.

Não é só no Reino Unido, é no mundo inteiro

Contudo, aparentemente não é apenas nas águas do Reino Unido que a gigante norte-americana bate recordes de poluição. Em 2019 publicamos o post Coca-cola e plástico no mar: poluição tem que parar.

Nele, comentávamos que a organização sem fins lucrativos Break Free From Plastic apontou a Coca-Cola  como a maior produtora de resíduos plásticos do mundo. A ONG conseguiu arregimentar um enorme grupo de 72.541 voluntários em 51 países. Eles  coletaram lixo plástico em setembro de 2019 e depois identificaram os resíduos. 43% eram marcas de consumo. A Coca-Cola foi a número um, com quase 12.000 embalagens de produtos da marca encontradas em 37 países em todo o mundo.

Pudera, segundo o Greenpeace, em 2016 a coca-cola despejou no mercado 110 bilhões de garrafas, um aumento de 1 bilhão de unidades em relação ao ano anterior.

PUBLICIDADE

Repercussão mundial

Mais uma vez, a notícia teve ampla repercussão no hemisfério norte. Infelizmente, a imprensa brasileira continua alheia a estas questões, desse modo, o consumidor brasileiro sequer fica sabendo.

O Guardian foi um dos que repercutiu: ‘Coca-Cola, McDonald’s e PepsiCo são os maiores poluidores de embalagens no Reino Unido.’

‘A auditoria constatou que 12 empresas foram responsáveis ​​por mais de dois terços (70%) da poluição de marca acumulada ao longo do ano. A Coca-Cola é a maior poluidora do Reino Unido pelo quarto ano consecutivo e responsável por quase um quinto (17%) da poluição por plásticos de marca.’

E prossegue o Guardian: ‘O McDonald’s ficou em segundo lugar, respondendo por 11% dos itens poluentes, ultrapassando a PepsiCo, que ficou em terceiro.’

Coca-cola, a maior poluidora de plástico do mundo

Contudo, não é apenas no Reino Unido que a marca bate recordes de poluição. Segundo o francês Le Monde (novembro de 2022),  ‘Coca-Cola, patrocinadora da COP27, é a maior poluidora de plástico do mundo.’

Note-se a incoerência destas conferências do clima. A COP27, como mostramos, teve 90% de seus patrocinadores ligados ao setor de petróleo.

Assim começa a matéria do Le Monde: E o vencedor é… Coca-Cola. A famosa marca de refrigerantes é classificada como “campeã mundial” de 2022 no Top 10 Corporate Plastic Polluters, de acordo com a auditoria publicada em 15 de novembro pela ONG Break Free From Plastic.’

Um título nada invejável que a empresa norte-americana conquistou pelo quinto ano consecutivo desde o lançamento do estudo em 2018. Uma distinção bastante problemática, já que a Coca-Cola atua como um dos patrocinadores da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP27),  principal evento de combate às mudanças climáticas, que acontece em Sharm El-Sheikh, no Egito.’

Por último, sabemos que o consumidor tupiniquim ainda não usa a única arma que tem. Mesmo assim, se você consome o refrigerante, e é amigo do meio ambiente, pense sobre isso na sua próxima compra.

Sair da versão mobile