❯❯ Acessar versão original

Baleias jubarte se exibem no litoral do Rio

Baleias jubarte se exibem no litoral do Rio

Baleias jubarte se exibem no litoral do Rio: visitantes ilustres também chegam em terras cariocas. Baleias jubarte  no litoral do Rio de Janeiro.

Nesta temporada de Copa do Mundo no Brasil, a orla carioca também recebeu ilustres visitantes do mar. As baleias jubarte vieram se exibir no litoral do Rio de Janeiro.

Rota migratória para o nordeste

Nesta época do ano, esses mamíferos partem em rota migratória para o nordeste do Brasil para se reproduzirem. E um dos pontos de passagem é o Arquipélago Cagarras, que fica 5 km ao sul da praia de Ipanema.

Objetivos do projeto é o monitoramento de cetáceos

O Projeto Ilhas do Rio, da ONG Mar Adentro, vem fazendo um levantamento detalhado sobre a biodiversidade das Ilhas Cagarras, no Rio de Janeiro. Um dos objetivos do projeto é o monitoramento de cetáceos (golfinhos e baleias) que utilizam o Arquipélago Cagarras como refúgio e procriação.

Na última semana, os pesquisadores avistaram baleias jubarte enormes e fizeram vários registros exclusivos dos animais.

PUBLICIDADE

Recentemente você acompanhou aqui no Mar Sem Fim que o Ministério do Meio Ambiente anunciou que as baleias jubarte saíram da lista de animais ameaçados de extinção, passando a ser classificadas como animais quase-ameaçados.

As ameaças a que a espécie está sujeita, no entanto, ainda são inúmeras e de grande impacto. É preciso alertar a população que a observação por leigos desses gigantes marinhos deve ser feita à distância.

Praticantes de stand up têm se aproximado

Praticantes de stand up paddle (SUP) Praticantes de stand up têm se aproximado e precisam ser alertados do risco que  correm. Apesar de amistosa, a baleia jubarte é uma espécie curiosa e, dadas suas dimensões impressionantes – em torno de 40 toneladas e 16 metros de comprimento, acidentes podem acontecer.

Projeto Ilhas do Rio no Monumento Natural das Ilhas Cagarras

A pesquisa do Projeto Ilhas do Rio no Monumento Natural das Ilhas Cagarras é pioneira. Todos os registros feitos são inéditos e vão servir de base para a elaboração do plano de manejo da região que em 2010 tornou-se a primeira Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral do litoral carioca, sob a gerência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Baleia levantando caiaque: vídeo incrível

Sair da versão mobile