Rio Grande do sul paraíso oficial das baleias
Rio Grande do sul paraíso oficial das baleias. O litoral do Rio Grande do Sul em breve vai fazer parte de um projeto internacional de turismo e meio ambiente. O estado será incluído na rota oficial internacional de baleias
Rio Grande do Sul paraiso oficial das baleias
No dia 23 de agosto, Imbé, litoral do RS, vai ratificar o acordo que declara a criação da Rota Binacional da Baleia-Franca. O documento foi assinado com a cidade uruguaia de Punta del Este.
Projeto Baleias do Rio Grande do Sul
Um dos articuladores da parceria, o coordenador do Projeto Baleias do Rio Grande do Sul, Thiago Lisbôa, diz que o acordo está fundamentado em um tripé de turismo, meio ambiente e educação. Em parceria com a instituição uruguaia Organizacion para la Conservacion Cetácea (OCC).
Orla de Imbé vai contar com mirantes de observação
Quando o projeto for implementado a orla de Imbé vai passar a contar com mirantes de observação na praia. E informações sobre a fauna marinha do litoral gaúcho. Existe um público que virá, interessado em turismo aquático. Também há a preocupação para que esse mesmo público não prejudique os animais marinhos.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemColônia de corais de Bali pode ser a maior do mundoErosão no litoral de Sergipe por construções em dunas e restingasPrejuízo ambiental nas festas de fim de anoO foco que será a grande estrela da região é a baleia-franca. A espécie de hábitos costeiros, ameaçada de extinção no Brasil, vem tendo uma recuperação populacional nos últimos anos.
Costa gaúcha é berçário natural e zona de reprodução
Lisbôa conta que se acreditava que a costa gaúcha era apenas um local de migração para os animais. Mas com o aumento da população, constatou-se que a região também é berçário natural e zona de reprodução.
PUBLICIDADE
Os mamíferos podem ser vistos entre os meses de junho e novembro, quando saem das águas frias do Atlântico Sul em busca de locais mais quentes para se reproduzirem. Nos últimos dias, vários animais têm sido encontrados pelos voluntários do Projeto Baleias.
Famílias dos mamíferos com filhotes
Na semana passada, a equipe flagrou famílias dos mamíferos com filhotes e gravaram um vídeo que os pesquisadores acreditam ser um momento de acasalamento.
Leia também
Navio de cruzeiro aporta em NY arrastando baleia na proaBaleia cinzenta, tida como extinta, foi vista no AtlânticoSexo entre jubartes é fotografado, as baleias eram do sexo masculinoMais seis espécies migratórias na costa gaúcha
No Rio Grande do Sul, além da baleia-franca, podem ser encontradas em águas longe da costa outras seis espécies migratórias: baleia jubarte (Megaptera novaeangliae), baleia-minke-anã (Balaenoptera acutorostrata), baleia-minke-antártica (Balaenoptera bonaerensis), baleia-sei (Balaenoptera borealis), baleia-azul (Balaenoptera musculus) e baleia-fin (Balaenoptera physalus).
Uma excelente notícia já havia sido divulgada pelo Mar Sem Fim sobre o fato das baleias jubartes estarem agora salvas da extinção no Brasil. Muito se deve às áreas de proteção como Abrolhos e APA Baleia Franca. Nesta última, depois de mais de 14 anos de existência, a avistagem esta temporariamente proibida.
Carne contaminada de focas teria trazido tuberculose para as Américas