Viagem à Antártica, chegada na Baía Dorian

0
348
views

Viagem à Antártica, chegada na Baía Dorian

Viagem à Antártica, chegada na Baía Dorian: este é um pequeno trecho dos documentários que fizemos para a TV Bandeirantes durante o verão 2010/11. Foram gravados cinco episódios desde a saída do Mar Sem Fim de Rio Grande. Depois descendo a costa argentina, a entrada no Estreito de Magalhães, até chegarmos em Ushuaia.

Viagem à Antártica, chegada na Baía Dorian, imagem de orca na antártica
Orca no caminho

De lá atravessamos para a Península Antártica onde visitamos diversas bases científicas. Em seguida os documentários mostram nossa a volta para a América do Sul, a passagem pelo Cabo Horn até chegarmos novamente em Ushuaia.

Viagem à Antártica, chegada na Baía Dorian, imagem de estreito na antártica
Lindo de morrer

Viagem à Antártica, chegada na Baía Dorian, diário de bordo

Recorro è ele para relembrar: “dois dias depois navegamos para a baía Dorian, local escolhido por Amyr Klink para uma invernagem que o consagrou como navegador polar”.

“Descobri que além de competente, ele tem bom gosto. A baía é magnífica”.

Viagem à Antártica, chegada na Baía Dorian, imagem da baía Dorian com mar sem fim
O Mar Sem Fim em Dorian

O refúgio e suas tradições

“Em Dorian fiz uma graça. Ali há um refúgio. Mais uma obra dos ingleses para exploradores ou navegadores em situação de dificuldade. Uma casinha bem construída, com comida, roupas, livros, enfim, algumas necessidades básicas. Como as outras do tipo, ela fica sempre aberta”.

Viagem à Antártica, chegada na Baía Dorian, imagem de refúgio na baía dorian, antártica
O refúgio inglês

“Os visitantes às vezes deixam recordações. Na parede há uma foto do Parati com uma dedicatória do Amyr. Beto Pandiani colocou um de seus livros nas prateleiras”.

O Mar Sem Fim seguiu estes exemplos

“O Mar Sem Fim seguiu estes exemplos. Deixamos uma caixa de água potável, da SABESP, nosso patrocinador, e um suplemento do Estadão sobre meio ambiente, cujo título remete à necessidade de cortes de emissões de dióxido de carbono, o gás causador do efeito estufa, que produz o aquecimento global ( não me incomoda o fato do Mar Sem Fim chegar aqui queimando diesel”.

Viagem à Antártica, chegada na Baía Dorian, imagem do interior do refúgio na baía dorian
O interior

Não me cobrem isto. Para mostrar a Antártica na TV eu não tinha outro modo. E para minimizar o impacto, a Mar Sem Fim Comunicações vai plantar mais de mil árvores para compensar a pegada).


Veja como foi o trajeto da base Brown para Cuverville Island

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here