Tartarugas marinhas e pesca de espinhel

2
393
views

Tartarugas marinhas e pesca de espinhel

O vídeo trata da questão da interação das tartarugas marinhas com a pescaria de espinhel de superfície. Ela gera tanto problemas para a conservação destes animais, como para o setor produtivo devido principalmente a perda de material. Tartarugas marinhas e pesca de espinhel é o nosso tema.

Tartarugas marinhas e pesca de espinhel, Imagem de uma tartaruga fisgada acidentalmente por linha de espinhel
Tartaruga fisgada
Tartarugas marinhas e pesca de espinhel, Cena de uma tartaruga de couro procurando se livrar de um anzol de espinhel
Tartaruga de couro tenta se livrar do anzol

As tartarugas marinhas e a pescaria de espinhel de superfície from Projeto Tamar on Vimeo.

Tartarugas marinhas e pesca de espinhel, Imagem de um tubarão fisgado sendo trazido a bordo do barco de pesca
Tubarão trazido a bordo

Testes comparando anzóis

Entre os anos de 2004 e 2008 foram realizados, como apoio do NOAA/NMFS, testes comparando o anzol J 9/0, tradicionalmente utilizado na frota do SE/S, com o anzol circular 18/0 10° offset, utilizando como isca a cavalinha (Scomber japonicus).

Tartarugas marinhas e pesca de espinhel, Imagem de uma tartaruga verde, fisgada acidentalmente, no convés do pesqueiro
Mais uma fisgada acidentalmente

146 mil anzóis testados

Um total de 229 lances de pesca foram realizados em embarcações da frota comercial e de pesquisa, totalizando aproximadamente 146 mil anzóis testados.
Os resultados indicam que a utilização deste novo tipo de anzol é uma ótima alternativa para a diminuição das capturas incidentais de tartarugas marinhas e manutenção das capturas de espécies-alvo, gerando um panorama bastante otimista para a conservação destes animais e para a sustentabilidade desta atividade pesqueira.

Pesca de espinhel, saiba como funicona

O site G1 explica: “a técnica de pesca com espinhel foi introduzida no Brasil na década de 50 por japoneses a convite do governo brasileiro”. “Cerca de 70 milhões de tubarões são mortos ao longo do ano. Especialistas alertam que muitas espécies estão a ponto de desaparecer”.

“O principal alvo da pesca de tubarão é a barbatana. Ela é considerada um afrodisíaco na China. Em alguns lugares, a carcaça do tubarão é descartada e os pescadores guardam apenas as barbatanas”.

já o site do ICMBio explica que “o espinhel consiste em um aparelho de pesca que funciona de forma passiva, com a utilização de iscas para a atração dos peixes. As iscas mais usadas são a sardinha, cavalinha e lula. O espinhel é formado pela linha principal (linha madre), linhas secundárias (alças) e anzóis. Nas duas extremidades do aparelho são colocadas bóias luminosas e bóias rádio para facilitar sua localização, uma vez que tanto o barco como o aparelho fica a deriva durante toda a operação de pesca sujeitos a correntes marítimas e ventos”.

Projeto Tamar Vídeos.

Tartarugas sofrem com tumores causados por poluição

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. boa noite a todos,sou pescador e mergulhador,a cada pesca ou mergulho me entristeço muito ao ver o descaso com o meio ambiente,principalmente por pessoas que vivem diretamente da pesca e as que pescam esporadicamente,peixes muito abaixo do tamanho de captura sao tirador do mar,que esta tao batido que as vezes mergulho e nao tenho coragem de atirar nos individuos que encontro,eu ainda acredito que de tempo de a natureza se recuperar se o homem tiver mais escrupulo e respeito por ela

    • Olá, Márcio, é verdade: muitos pescadores tiram do mar peixes que ainda nem chegaram ao período de reprodução. Isto, mais o esforço brutal da pesca profissional, a poluição, e a destruição de habitats estão transformando nosso mares em desertos. Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here