Sylvia Earle, The World is Blue

0
793
views

Sylvia Earle, cientista referência em questões ambientais marinhas, autora do maravilhoso The World is Blue

Este ano vamos ouvir falar muito dela. Sylvia foi cientista chefe da NOAA, agência norte- americana encarregada de tudo que diz respeito ao mar. Da pesca à previsão de tempo, passando por diversos temas relacionados. Como eles dizem em seu site,

A NOAA é uma agência que enriquece a vida através da ciência. Nosso alcance vai da superfície do sol às profundezas do fundo do oceano enquanto nós trabalhamos para manter cidadãos informados do ambiente em mudança ao redor deles.

The World is Blue, por Sylvia Earle

Um dos cientistas que escreveram sobre o livro é Dave Love, que afirmou:

… a dra. Sylvia Earle, de setenta e cinco anos de idade, passou mais de 1% de sua vida debaixo d’água. Se seus mergulhos estivessem conectados a tempo, seria como se ela deslizasse para o oceano no dia de Ano Novo e não voltasse a emergir até algum tempo depois do Dia do Trabalho.

E mais:

Seu livro narra suas experiências como uma pioneira dos anos 60 na exploração subaquática…. Antropomorfizar a vida marinha seria um insulto… Com questões desse tipo ela leva a perspectiva dos problemas causados à vida marinha na desconstrução que produzimos com nossas ações aos oceanos

Quem é Sylvia Earle?

Dados biográficos de Sylvia:

De 1980 a 1984, ela serviu no Comitê Consultivo da Presidência dos USA sobre Oceanos e Atmosfera (1980-84). Em 1990, foi nomeada Cientista Chefe da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, onde serviu até 1992. Em 1992, fundou a Deep Ocean Exploration and Research (DOER), para desenhar, operar, e apoiar  pesquisas submarinas robóticas. Dr. Earle é atualmente presidente de DOER e um Explorer-in-Residence na National Geographic Society.

Sylvia Earle e o Brasil

Por enquanto não podemos ir adiante. Este texto é apenas um tira- gosto do que vem pela frente. Em breve teremos ótimas notícias para o público. Por enquanto fiquem com a sugestão do livro, uma ‘bíblia’ dos problemas que causamos aos oceanos, os serviços que prestam, a riqueza que contém, as ameaças que sofrem.

sylvia-earle

Conheça o discurso de Sylvia Earle no Prêmio TED.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here