Planeta sem oceanos pode ter a possibilidade de vida alienígena?

0
608
views

Planeta sem oceanos pode ter a possibilidade de vida alienígena?

Haveria vida em um planeta sem oceanos? Pesquisa mostra o papel vital dos oceanos na moderação do clima em planetas semelhantes à Terra.

Planeta sem oceanos , imagem planeta sem oceanos

Nova pesquisa publicada no jornal Astrobiology mostrou o papel vital dos oceanos na moderação do clima em planetas semelhantes à Terra.

Até agora, simulações por computador de climas habitáveis em planetas semelhantes à Terra focaram nas atmosferas. Mas a presença de oceanos é vital para a estabilidade climática e sua habitabilidade.

Padrão simulado por computador

A equipe de pesquisa das faculdades de Matemática e Ciências Ambientais da UEA criou um padrão simulado por computador de circulação oceânica em um hipotético planeta semelhante à Terra. Eles observaram como diferentes taxas de rotação planetárias impactariam o transporte de calor com a presença dos oceanos sendo considerada.

O Prof. David Stevens da faculdade de Matemática da UEA disse:

O número de planetas sendo descobertos fora do Sistema Solar está crescendo rapidamente. Esta pesquisa ajudará a responder se estes planetas poderiam sustentar vida alienígena.

Muitos planetas são  inabitáveis

Sabemos que muitos planetas são completamente inabitáveis porque eles estão muito próximos ou muito distantes das suas estrelas. Uma zona habitável é baseada na distância do planeta de sua estrela, e em temperaturas em que é possível para o planeta  manter a água líquida.

Maioria dos modelos negligenciaram o impacto dos oceanos no clima

De acordo com o professor, até agora, a maioria dos modelos  negligenciaram o impacto dos oceanos no clima.

Os pesquisadores acreditam que os oceanos têm uma imensa capacidade de controlar o clima. Eles são benéficos porque fazem a temperatura de superfície responder mais lentamente às mudanças sazonais ocorridas pelo aquecimento solar. Os oceanos também ajudam a assegurar que as variações de temperatura através de um planeta sejam mantidas a níveis toleráveis. O Prof. David. declarou:

Nós descobrimos que o calor transportado pelos oceanos tem um grande impacto na distribuição da temperatura pelo planeta e potencialmente permite que uma maior área dele seja habitável

Para os pesquisadores, Marte, por exemplo, está na zona habitável do Sol, mas não tem oceanos – fazendo as temperaturas do ar variarem acima de 100oC.

Tsunami em Marte é revelado em estudo

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here