Moedas de ouro: mergulhadores encontram tesouro
Moedas de ouro de mil anos de reinos muçulmanos foram encontradas por mergulhadores nos mares de Israel.
Mergulhadores encontraram duas mil moedas de ouro datadas de mil anos atrás
Trata-se do tesouro mais importante já encontrado em Israel. Elas foram achadas por mergulhadores no fundo do antigo porto de Cesareia, nas costa de Israel.
Os membros de um clube de mergulho fizeram a descoberta por acaso, depois que tempestades removeram o fundo do mar de Cesareia. No início ele pensaram que eram fichas de jogo, só perceberam se tratar de um tesouro arqueológico quando recolheram várias moedas.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemA mídia e o pernicioso vício dos ‘paraísos do litoral’Vicente de Carvalho, primeiro a dizer não à privatização de praiasVírus da gripe aviária mata milhões de aves mundo afora2.000 mil moedas de dinares
Os mergulhadores detectaram 2.000 moedas de dinares, meio dinar, e um quarto de dinar. A mais antiga, cunhada em Palermo (Sicília), na segunda metade do século IX.
Muitas das moedas remontam a dois califas fatímidas que reinaram do fim do século X, ao primeiro terço do século XI, em um território que cobria grande parte da África do Norte, Sicília e parte do Oriente Médio.
PUBLICIDADE
Algumas têm marcas de mordidas
Mesmo estando dois mil anos no fundo do mar, as moedas apresentavam ótimo estado de conservação e nem precisaram de limpeza.
Algumas têm marcas de mordidas, demonstrando que seus donos comprovaram sua qualidade com os dentes.
Impostos destinados ao governo do Egito
Segundo Kobi Sharvit, diretor da unidade de arqueologia marinha da autoridade das antiguidades, o tesouro pode ser proveniente do naufrágio de um barco que transportava a arrecadação de impostos destinada ao governo central no Egito.