‘Arctic Sunrise’: mecânico diz que navio corre risco de afundar

0
2965
views

‘Arctic Sunrise’: mecânico do Greenpeace diz que navio corre risco de afundar

Arctic Sunrise: mecânico  do Greenpeace enviou uma carta às autoridades russas permissão para continuar a fazer a manutenção do barco. Preso, holandês pede para continuar  manutenção. Se os geradores falharem, o sistema de alerta pode deixar de funcionar.

Escoltado pela guarda costeira russa na Baía de Kola

O navio Arctic Sunrise, do Greenpeace, foi escoltado pela guarda costeira russa na Baía de Kola, perto da base de Severomorsk. A Rússia entrou com um processo acusando a ONG de pirataria depois que membros tentaram invadir uma plataforma de petróleo.

Arctic Sunrise, imagem do navio Arctic Sunrise

O mecânico do navio “Arctic Sunrise”

…, do Greenpeace, enviou uma carta às autoridades russas  pedindo permissão para continuar a fazer a manutenção do barco, mesmo estando em prisão preventiva ao lado de outros 29 ativistas da organização ambiental.

Embarcação corre o risco de afundar

Ele adverte que a embarcação corre o risco de afundar devido a falhas nos geradores por falta de manutenção, segundo a agência “EFE”.

“Peço que avaliem a possibilidade de deixar que eu me encarregue do navio para evitar problemas graves e, no pior dos casos, seu afundamento”, disse o mecânico holandês Mannes Ubels na carta endereçada às autoridades. O documento foi lido por representantes do Greenpeace em entrevista coletiva em Moscou.

PUBLICIDADE

Acusação de pirataria pelo Comitê de Instrução da Rússia

O mecânico, que foi acusado de pirataria pelo Comitê de Instrução da Rússia, assim como os outros tripulantes do “Arctic Sunrise”, afirmou que o gerador de eletricidade em breve deixará de funcionar e, com ele, os principais sistemas do navio.

Greenpeace Brasil

Segundo o Greenpeace Brasil, o principal temor  é que, se os geradores deixarem de funcionar, o navio não será capaz de emitir um alerta caso ocorra um vazamento de água. “Como mecânico chefe, é meu dever advertir sobre possíveis riscos”, alertou.

Ele assegura que se não forem tomadas medidas urgentes o dano será irreparável e a embarcação terá que ser consertada, o que significará um alto custo para o Greenpeace.

Um dos geradores já parou

“Segundo os especialistas do Greenpeace, não se descarta a possibilidade de o navio afundar. Um dos geradores já parou. O segundo pode parar também, se o barco não tiver pessoal qualificado “, disse Dmitri Artamonov, ativista russo da organização ambiental. Em caso de naufrágio, de acordo com a agência “EFE”, 200 toneladas de diesel poderiam vazar para o oceano.

Protesto no Ártico contra extração de petróleo

A bordo do “Arctic Sunrise”, os ativistas do Greenpeace tentaram escalar uma plataforma petrolífera no Ártico para protestar contra a exploração do produto no local. Os tripulantes, entre eles a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, estão detidos em Murmansk acusados de pirataria.

Do G1, em São Paulo.

Jacques Cousteau, um surpreendente inventor. Conheça esta faceta

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here