Mar Sem Fim, novidades no site

0
292
views

Mar Sem Fim, novidades no site

Mar Sem Fim, novidades no site. Hoje é dia de festa. O site Mar Sem Fim dá mais um passo para se tornar uma plataforma indispensável para todos que gostam do mar e zona costeira.

Mar Sem Fim, novidades no site, imagem de Mundaú, Ceará
Mundaú, linda vila de pescadores a beira do rio de mesmo nome. Era assim em 2005.

Temos visto a destruição de nosso litoral se acentuar a cada dia: especulação imobiliária, poluição, destruição da beleza cênica por construções irregulares, ou instalação de absurdas torres eólicas quase dentro das praias do Nordeste, irritando profundamente as comunidades que moram no entorno. Ausência total de fiscalização, pesca predatória, empresas incapazes e irresponsáveis, como a Samarco. e por aí vai…

Mar Sem Fim, novidades no site, imagem de Mundaú e torres eólicas, Ceará
A estupidez humana não tem limites. Assim ficou Mundaú em 2015

Governos: federal, estaduais e municipais

Mar Sem Fim, novidades no site, imagem de lula tocando corneta

Não bastasse termos uma Destrambelhada na presidência; um líder-mentor cínico, ex-operário, e notável líder sindical que decepciona o país inteiro ao se apoderar do Estado como se fosse seu, para dele tirar vantagens pessoas para si, e sua família.

Mar Sem Fim, novidades no site, imagem de lula com a mão suja de petróleo
Mãos sujas não só de petróleo mas, ao que tudo indica, de muitos malfeitos

Ainda temos que lutar contra governos estaduais omissos, que não cuidam do litoral dos 17 estados costeiros. Muito menos parte significativa dos prefeitos dos municípios do litoral, muitos deles comandando a especulação imobiliária entre outros malfeitos.

Mar Sem Fim, novidades no site, imagem de Dilma engraçada
Foto: maisum alervista.org

A falta de educação da população é outro problema

Mar Sem Fim, novidades no site, imagem de Dilma estocando vento
Foto: www.socialtube.com.br

Acima falamos da irresponsabilidades de empresas e governos, mas temos que reconhecer que o cidadão comum muitas vezes não dá bom exemplo, jogando lixo nas praias. Basta ver o que acontece depois de um feriadão: o litoral fica imundo, toneladas de lixo são deixadas nas praias, poluindo também rios, córregos, manguezais, etc.

Mar Sem Fim, novidades no site, imagem de jair bolsonaro como hitler
Her Bolsonaro.

Por que nasceu o site Mar Sem Fim?

Já que a imprensa é sempre econômica com o espaço marítimo, era preciso um contraponto. Nasceu o Mar Sem Fim. Sua missão é  contribuir, ensinar, denunciar, mostrar bons e maus exemplos; comparar o que se faz aqui, com o que é feito nos litorais de outros países, etc.

Impossível cobrir todo o litoral brasileiro: Mar Sem Fim, novidades no site

Até agora era impensável fazer mais do que temos feito. Até este momento apenas duas pessoas alimentavam o site. Como resolver o impasse sem dinheiro para investir? Chamando colaboradores. Percebemos que as pessoas que nos escrevem tem bom nível, são tão, ou mais preocupadas com os absurdos,  do que nós. E sempre nos avisavam de outras coisas erradas que nossa equipe  não conseguia cobrir.

Mar Sem Fim, novidades no site: repórter do Mar do site Mar Sem Fim

Hoje todo mundo tem celular, é moda fotografar, filmar, depois colocar o material em redes sociais: instagram, Facebook, etc. Porque não pedir para estas pessoas nos ajudarem? Nasceu o Repórter do Mar. Hoje estamos felizes. Três deles estréiam neste espaço com boas matérias: Pernambuco dos Olhos Meus, de Rogério Monteiro;  A Origem do Plástico nos Oceanos, Reinaldo Del Dotore; finalmente, Morro de São Paulo, sujeira acumulada, de Rogério Soares Cunha. Que outros sigam o exemplo.

Mar Sem Fim, novidades no site: seja você também um Repórter do Mar

É muito fácil, basta ter vontade. Veja aqui as instruções e, até breve com sua colaboração.

Mar Sem Fim – Serviços

É outra novidade que inauguramos hoje: a prestação de serviços com tudo que for relacionado ao nosso objeto de desejo: o mar. A primeira matéria, sugerindo um exposição sobre o fundo do mar na Antártica, está no ar. Muitas outras virão a partir de agora.

Mais novidades em breve

Dentro em breve mais novidades no site. Vamos estrear outra nova categoria de colaboração, desta vez com profissionais da academia, especialistas, e cientistas. Aguarde, breve no ar.

Para quem não quer ser Repórter do Mar

Mesmo se você não quiser ser um Repórter do Mar, ainda assim pode ajudar muito. Como? Compartilhando nossas matérias de modo que elas atinjam  seus amigos, que também podem compartilhar com os amigos deles, ampliando  a força do site. Mesmo sem isso já conseguimos importantes vitórias.

É preciso acreditar

Vamos em frente? Basta acreditar que é possível melhorar, e não perder, jamais, a capacidade de se indignar. O Brasil já passou por coisas piores, mais de 20 anos de ditadura, o primeiro presidente civil eleito, sequestra os bens de toda a nação, e nós sobrevivemos. O mesmo presidente fez tantos malfeitos que foi impedido. Ainda assim nossa incipiente democracia sobreviveu. E, agora, estamos sobrevivendo ao maior desgoverno de nossa história. Portanto, há motivos para acreditar que, se todos quisermos, se contarmos com o imprescindível apoio de ‘nossa audiência’ vamos, sim, conseguir impedir que transformem nosso litoral numa Miami qualquer.

Seja um reporter do mar.

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here