Lago tem água totalmente verde e contaminada
Consumo da água é suspenso na região. Lago tem água totalmente verde e contaminada por alga tóxica. Nesta semana recebemos a foto acima de um de nossos leitores , Alex Schmitz Du Mont. Agradecemos ao Alex pelo alerta que nos inspirou a ir atrás de mais informações.
Lago Erie próximo à cidade de Toledo
Um trecho do Lago Erie próximo à cidade de Toledo, em Ohio, nos Estados Unidos, foi tomado por algas que tornaram a sua água verde. Testes estão sendo realizados para saber até que nível a substância é tóxica. Mas, por medida de segurança, o prefeito Michael Collins orientou as 400 mil pessoas que moram na região a não consumirem água da torneira.
Um dos Grandes Lagos da América do Norte
Estamos falando de um dos Grandes Lagos da América do Norte, considerado o 11º maior do planeta. As águas do Erie são responsáveis por transportar grandes navegações e, inclusive, por abastecer as turbinas do Niágara, responsáveis pelo fornecimento de energia hidrelétrica aos EUA e ao Canadá.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemColônia de corais de Bali pode ser a maior do mundoErosão no litoral de Sergipe por construções em dunas e restingasPrejuízo ambiental nas festas de fim de anoO lago apresenta um aspecto gosmento, contaminado por algas tóxicas. Uma análise preliminar mostrou que há presença da alga microsystin acima do padrão para o consumo.
PUBLICIDADE
Área coberta de verde atinge quilômetros de extensão
A área coberta de verde atinge quilômetros de extensão. As algas se proliferam rapidamente devido à poluição. Outro fator que favorece o aparecimento das algas verdes é a presença de luz. O Eire é um rio de pouca profundidade, os raios solares têm maior penetração e favorecem a proliferação as alagas.
Lago tem água totalmente verde
Você pode estar aí se perguntando… Mas algas não são apenas plantinhas incocentes? Neste caso, não! Estamos falando de superpopulações tóxicas. As algas morrem, seus resíduos vão parar no fundo do rio e acabam absorvendo o oxigênio da água durante o processo de deterioração.
Leia também
Oceans 20, o Brasil agora terá que olhar para o marDia Mundial dos Oceanos: “eles não podem esperar mais”Aumentam as Zonas Mortas nos oceanos, são 700!Alga libera uma substância tóxica que atinge diretamente o fígado
Essa alga libera uma substância tóxica que atinge diretamente o fígado de quem a ingere, causando a morte de cães e outros animais que invadem as águas para comer peixes. Além disso, provoca irritações cutâneas, dificuldades respiratórias e problemas gastrointestinais em seres humanos.
Problema teve início na década de 1950
O prefeito Collins disse que já houve uma diminuição no nível da substância, o que é um sinal positivo. Já John Kasich informou que é muito cedo para saber até quando a população terá que receber doações de água. Sabe-se que esse problema teve início na década de 1950, quando fazendeiros despejavam resíduos de esgoto e fertilizantes nas águas do Erie.
Os moradores da região fazem longas filas nos centros de distribuição de água. Qualquer tipo de reservatório está sendo usado para armazenagem: coolers, garrafas de leite, e até potes de biscoitos. As prateleiras dos mercados já estão sem água engarrafada.
O governador de Ohio, John Kasich, declarou estado de emergência e a população está recebendo doações.
Fontes: Nat Geo, AP, Extra.
Índia proíbe todas as formas de plástico descartável na capital