Ilhas Tremiti, Itália, acaba de banir plástico

0
813
views

Ilhas Tremiti, Itália, acaba de banir plástico: multas de 50, até 500 euros para quem desrespeitar a norma

O exemplo mais recente vem das  ilhas Tremiti, Itália. Aos poucos o mundo civilizado começa a banir o plástico, material importante por um lado, mas terrível por outro. Ele não se desfaz. Sua reciclagem é cara e difícil em todo o mundo. Vários países adotaram a norma. É preciso que o Brasil, com o maior litoral do Atlântico Sul, faça sua parte e entre nesta parada.  A matéria é do www.mirror.co.uk.

imagem das Ilhas Tremiti, Itália
Foto: www.mirror.co.uk

A quem agradecer pela banimento do plástico nas Ilhas Tremiti, Itália?

“O prefeito Antonio Fentini assinou uma nova portaria com a proibição entrando em vigor a partir de 1º de maio de 2018, com multas de € 50 a € 500, para quem for pego tentando quebrar as regras. As multas não são apenas destinadas a turistas que visitam as ilhas – os habitantes e empresas também estarão sujeitos aos regulamentos.” Em declaração ao La Republica, disse o prefeito:

Dia após dia, estamos vendo os seres humanos matando nosso mar. Tivemos que fazer algo imediatamente

Os motivos do prefeito

“A decisão foi tomada depois de uma investigação do Greenpeace sobre a poluição por plásticos. Ela revelou que Tremiti tinha um dos níveis mais altos de lixo microplástico ao longo da costa italiana. Em segundo está Portici, Nápoles. O relatório que analisou a extensão do lixo microplástico no Mar Mediterrâneo, descobriu que havia 2,2 pedaços de plástico por metro cúbico de água ao longo das costas das Ilhas Tremiti.”

imagem das Ilhas Tremiti, Itália
Imagem aérea das Ilhas Tremiti.(Foto:www.mirror.co.uk)

“É preocupante para as autoridades, especialmente porque as Ilhas Tremiti têm áreas marinhas protegidas com regulamentações rígidas em torno da pesca, esportes aquáticos e atividades marítimas.”

Tremiti não é exceção

“As Ilhas Tremiti não são a única região a impor uma proibição de uso único de plástico. Na verdade, o governo do Reino Unido também está procurando banir o plástico como parte de um esforço para proteger a vida marinha, com regras que poderiam entrar em vigor ainda este ano.”

E acrescentamos, o Reino Unido não é o único país a se preocupar com o tema. Vários adotaram medida semelhante. Oxalá o exemplo pegue como fogo na palha.

Fonte: https://www.mirror.co.uk/travel/europe/popular-italian-islands-ban-single-12459242#ICID=sharebar_facebook.

Mergulhadores, Povo de Bajau, grupo semi- anfíbio

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here