Equipes procuram baleia jubarte enroscada em redes e boias
Baleia jubarte tem mais de 30 metros e foi vista perto de ilha havaiana. Especialista acredita que ela tenha se enroscado na região do Alasca.
Baleia jubarte foi flagrada presa a redes de pesca e boias vermelhas perto da ilha de Niihau, no Havaí
Baleia jubarte de mais de 30 metros de comprimento
Uma baleia jubarte de mais de 30 metros de comprimento está sendo procurada pelas autoridades norte-americanas na região do Havaí. A baleia foi vista presa a redes de pesca acopladas a duas boias de plástico vermelho. Segundo pescadores a baleia estaria presa a um emaranhado de 50 a 60 metros de linha de pesca.
Mais lidos
Declínio do berçário da baleia-franca e alerta aos atuais locais de avistagemMunicípio de São Sebastião e o crescimento desordenadoFrota de pesca de atum gera escândalo e derruba economia de MoçambiqueRuanda, líder global na redução da poluição plásticaBaleia foi vista pela última vez perto de mais pequena ilha do Havaí
A baleia foi vista pela última vez perto de mais pequena ilha do Havaí, Niihau. Um capitão de um barco de turismo avistou o animal preso às redes de pesca e pediu ajuda.
Ed Lyman, coordenador de um santuário para baleias jubartes no Havaí, acredita que a baleia não tenha ainda conseguido se desvencilhar das redes. E que se não for encontrada rapidamente ela poderá não sobreviver. Ele acredita que as boias vermelhas presas junto à baleia vão facilitar a sua identificação.
Lyman explicou que a baleia deve ter se enroscado na região do Alasca e seguido até o Havaí carregando as redes de pesca. Segundo ele, a equipe do santuário já conseguiu livrar 19 baleias que ficaram enroscadas com equipamento de pescas. Segundo Lyman, em média acontecem três incidentes por ano.
Fonte: Associated Press.