Fêmeas de tubarão-limão dão à luz no local onde nasceram

0
866
views

Fêmeas de tubarão-limão dão à luz no local onde nasceram

Cientistas do Field Museum, dos EUA, realizaram pesquisa por 18 anos com Fêmeas de tubarão-limão. A investigação reforça necessidade de preservar o habitat de tubarões.

Fêmeas de tubarão-limão, imagem de tubarão

 Exemplar de tubarão-limão é visto no mar. Fêmeas dessa espécie voltam para o local onde nasceram para dar à luz (Foto: Albert Kok/Wikimedia Commons)

Estudo realizado pelo Field Museum

Estudo realizado pelo Field Museum, museu de história natural de Chicago,  descobriu que fêmeas de tubarões-limão (Negaprion brevirostris) retornam à sua “terra natal” para dar à luz, assim como fazem as fêmeas de salmão e das tartarugas-marinhas.

Os resultados foram divulgados na última semana pela instituição, após estudo científico que durou quase 20 anos.

A pesquisa começou em 1995

A pesquisa começou em 1995. Ela envolveu a captura, marcação, liberação e acompanhamento de mais de 2 mil exemplares da espécie. As análises foram feitas na região de Bimini, nas Bahamas.

Kevin Feldheim, do Field Museum, afirma que durante a pesquisa, foi constatado que tubarões nascidos ou capturados em meados dos anos 1990 deixam a segurança da ilha quando alcançam idade entre 5 e 8 anos.

 Fêmeas de tubarão-limão “lembram” onde nasceram

Ele explica  que apesar de eles irem para outras ilhas em suas viagens, as fêmeas desses tubarões “lembram” onde nasceram. Elas são capazes de encontrar a região novamente quando estão grávidas e prontas para conceber os filhotes.

A prova de que os tubarões utilizam as mesmas áreas onde nasceram reforça a necessidade de se preservar o habitat desses animais. O tubarão-limão pode ser encontrado principalmente em áreas mais quentes da América do Norte e América do Sul, no Oceano Atlântico.

Do G1, em São Paulo.

Acidificação do mar deixa peixes ansiosos

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here