Dispositivo TED pode salvar tartaruga de ser pega por rede

0
2179
views

Dispositivo TED pode salvar tartaruga de ser pega por rede : ele é chamado de Turtle Excluder Device

Segundo o critério mundial de espécies ameaçadas, as cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil continuam ameaçadas de extinção. Uma das muitas maneiras da morte  destes animais marinhos são as redes de pesca. Agora o dispositivo TED pode salvar tartaruga  de ser presa por rede.

Dispositivo TED pode salvar tartaruga, imagem de tartaruga sendo salva de rede de pesca

Motivos da possível extinção

Os motivos que contribuem para a extinção das tartarugas são diversos: a fotopoluição (iluminação artificial nas praias que podem desorientar os filhotes recém eclodidos). O trânsito de veículos nos locais de desova, a ocupação desordenada do litoral, a poluição dos oceanos e o aquecimento global. Também está incluída nesta extensa lista a captura incidental de tartarugas pela pesca.

Capturas acidentais: problema a ser resolvido

As maiores capturas acidentais destes animais ocorrem durante as atividades de pesca de arrasto e espinhel. Para as redes de arrasto de camarão, desde 1994 é obrigatório o uso de um dispositivo que permite que tartarugas sejam ejetadas antes de chegarem ao fundo da rede. Este dispositivo é usualmente chamado de TED (Turtle Excluder Device), que significa dispositivo de exclusão de tartaruga. O dispositivo é uma grade circular de metal implantada na rede. Assim as tartarugas marinhas podem escapar se forem capturadas. O camarão pescado nessas condições pode ser comercializado com o certificado Turtle Safe (tartaruga salva). Ele é valorizado no mercado.

Ciclo de vida

O site do Projeto Tamar explica: “as tartarugas marinhas apresentam um ciclo de vida complexo, utilizando diferentes ambientes ao longo da vida, o que implica em mudança de hábitos. Embora sejam marinhas, utilizam o ambiente terrestre (praia) para desova, garantindo o local adequado à incubação dos ovos e o nascimento dos filhotes”.

Veja como funciona o dispositivo TED.

Fontes: http://www.nmfs.noaa.gov/pr/species/turtles/teds.htm; http://www.tamar.org.br/interna.php?cod=90.
Saiba mais sobre as tartarugas marinhas no Brasil.

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here