Mergulho em iceberg, saiba como é

0
1771
views

Mergulho em iceberg, saiba como é

Mergulho em iceberg, saiba como é: você já imaginou como pode ser um mergulho em icebergs? A canadense Jill Heinerth deixou de imaginar para realizar.

Mergulho em iceberg, saiba como é , imagem da mergulhadora jill heinerth

A mergulhadora é uma pioneira no mundo subaquático

Jill foi responsável por grandes contribuições para o avanço da exploração marinha. Autora de vários livros e ganhadora de prêmios,  é instrutora de mergulho especializada em mergulho técnico.

Sua mais recente contribuição foram os relatos e registros de um mergulho em cavernas de iceberg.

Os icebergs são imprevisíveis

Mergulho em iceberg é algo que se deve fazer com bastante cautela e planejamento mas, mesmo assim, quem dita as regras do que pode ocorrer é o próprio iceberg. Os icebergs são imprevisíveis e podem gerar correntes embaixo da água que puxam para o fundo, além de soltarem névoas brancas, resultado do contato do gelo derretido com o ar mais quente.

Mergulho em iceberg, saiba como é , imagem de mergulho em caverna dentro de iceberg
Durante o mergulho, no fundo, os barulhos são diversos. Rachaduras e solavancos geram pancadas altíssimas.

Mergulho em iceberg, saiba como é , imagem de mergulho em iceberg

Experiência diferente e assustadora

Jill viveu uma experiência um tanto quanto diferente e assustadora. Ela e seu dupla estavam realizando mergulho em iceberg na Antártica, quando uma corrente muito forte começou a puxá-los para baixo. Quase sem força, os mergulhadores nadaram para a superfície batendo muita perna contra aquela correnteza. A incerteza de que poderiam não sair mais dali deixou-os apavorados.

Na superfície, não conseguiram sair da água

Quando finalmente chegaram à superfície, não conseguiram sair da água. Isso ocorreu porque havia uma cachoeira de gelo que caía em cima de suas cabeças e formava uma parede a ser escalada. Foi o que os mergulhadores fizeram. Depois de 3 horas embaixo da água, Jill e o dupla fincaram os dedos na parede de gelo e começaram a escalar, até que finalmente alcançaram a superfície, estafados!

 Iceberg que havia se partido ao meio

Depois de duas horas, quando já estavam embarcados, Jill escutou um estrondo muito alto. Era o iceberg que havia se partido ao meio,  dissolvendo-se em uma montanha de gelo solto. Uma prova de que icebergs são realmente imprevisíveis.

Mergulho em iceberg, saiba como é , imagem mergulho em iceberg

Abaixo vídeo de Jill Heinerth mergulhando em diversas cavernas pelo mundo.

Conheça dez fatos misteriosos do fundo do mar

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here