Tubarão de bolso, espécie rara é encontrada

1
11465
views

O tubarão de bolso é raro e  cabe na palma da mão

Cientistas norte-americanos encontraram uma espécie raríssima de tubarão, tão pequena que ganhou até o apelido de “tubarão de bolso”.

tubarão de bolso

Até hoje só foram encontrados  dois desses mini-tubarões. O primeiro foi achado há 36 anos perto do Peru, e o mais recente  a cerca de 190 quilômetros da costa da Louisiana, nos Estados Unidos. Os pequenos tubarões são mantidos em laboratório para análise.

O pequenino tubarão de bolso encantou a todos com seus 14 cm de comprimento. O animal  é do sexo masculino e tem um par de orificios em suas nadadeiras.

tubarão de bolso

PUBLICIDADE

Após uma analíse mais profunda os cientistas descobriram que o pequeno tubarão  pertence ao gênero Mollisquama.  Um dos pesquisadores de Louisiana afirmou que

por enquanto nossos conhecimentos em relação a essa espécie é limitada, dessa forma não há muito o que falar sobre a espécie a não ser destacar sua raridade

Os tubarões estão entre as espécies mais caçadas no mundo. O consumo da espécie na Ásia, para se fazer sopa de barbatanas, fez explodir a matança destes predadores do topo da cadeia alimentar.

Por ano calcula-se que 100 milhões de tubarões são mortos. O Brasil participa deste festival macabro. Dados de 2011 dão conta que em nosso litoral quase 300 mil tubarões foram mortos com este fim: exportação da barbatana para a Ásia.

Cação e tubarão, confusão no Brasil

Muitos brasileiros fazem confusão. Acham que cação é uma espécie; tubarão, outra. Engano. São nomes diferentes para o mesmo peixe.

Um estudo feito por brasileiros publicado em novembro de 2016 na revista científica Marine Policy, entre eles um biólogo da Universidade Federal do Paraná, alerta para os riscos ambientais do consumo inadvertido desse tipo de peixe no Brasil.

Indústria brasileira induz à cônfusão

Hugo Bornatowski, um dos autores e biólogo da UFPR, sugere que a indústria pesqueira nacional, conhecedora da confusão de nomes no Brasil, mata os tubarões mas, ao vender a carne do animal filetada as batiza como ‘cações’.

Se você quer ajudar, pare de consumir carne de tubarões e cações. As espécies da costa brasileira também estão ameaçadas.

Conheça o Tubarão Greenland, uma raridade do Ártico.

Comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here