Comportamento dos corais:cientistas conseguem filmar

0
214
views

comportamento dos corais com o uso de um microscópio ‘in loco’, cientistas conseguem

Comportamento dos corais: tirar fotos com alta qualidade e com detalhes microscópicos dos pequenos ecossistemas marinhos era até agora uma tarefa impossível fora de laboratórios. Uma equipe de pesquisadores desenvolveu um novo dispositivo capaz de gravar em alta resolução. As reações e comportamentos dos corais vivos jamais captados anteriormente.

comportamento dos corais

“A maior dificuldade na tomada de imagens microscópicas do ambiente marinho é manter a lente focada. Este é o primeiro instrumento que tira fotos detalhadas de organismos do fundo, como os corais”, explica Sinc Tali Treibitz, pesquisador do Laboratório de imagem Marinha da Universidade de Haifa (Israel).

“Temos desenvolvido uma lente ajustável eletricamente que funciona de forma semelhante ao olho humano”, acrescenta o pesquisador.

Uso de LED para iluminar

O uso de LED para iluminar permite a obtenção de exposições curtas para evitar a desfocagem e a trepidação.
Até agora, a resolução menor que se poderia obter abaixo da água não era tão detalhada. E nem em tão alta qualidade. Com este novo microscópio os cientistas filmaram imagens de um coral vivo até então impossíveis fora dos laboratórios.

O microscópio funciona através de longas distâncias. Isso faz com que o equipamento não invada o ambiente. Reduzindo o impacto sobre os processos observados.
Embora esses animais possam ser visualizados no laboratório, grande quantidade de informação é perdida pelo processo ser realizado fora do seu ambiente natural.

comportamento dos corais

“Com este microscópio temos imagens dos organismos, tais como corais e algas, em uma escala bastante reduzida e com a capacidade de observar processos comportamentais, tais como alimentação, suas respostas para a acidez ou a temperatura da água e suas interações com os órgãos vizinhos”, diz Treibitz.

A observação microscópica também ajudou a quantificar como, durante o clareamento, as algas cobrem e colonizam os corais. Em última análise, os autores argumentam que este instrumento abre uma nova janela para estudar o mundo marinho em uma micro escala e as interações ecológicas que ocorrem nele.

Conheça os 10 corais mais fantásticos do mundo!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here