SeaWorld: artistas cancelam shows após documentário sobre orcas em cativeiro

0
442
views

SeaWorld: artistas cancelam shows após documentário sobre orcas em cativeiro

Os artistas Heart, Barenaked Ladies, Willie Nelson e Cheap Trick cancelaram shows que fariam em parques aquáticos da franquia SeaWorld depois que o documentário “Blackfish” estreou nos Estados Unidos.

Documentário Blackfish

O filme fala sobre os perigos de se manter orcas em cativeiro. E cita o caso de Tilikum, uma baleia que se rebelou contra sua treinadora, Dawn Brancheau, e a matou em 2010 no parque de Orlando.

 Roqueira pede que SeaWorld pare de usar sua música

Até mesmo a roqueira Joan Jett pediu que o SeaWorld parasse de usar sua música “I Love Rock & Roll” nas apresentações com os animais.

SeaWorld, imagem do pôster oficial do documentário 'Blackfish', sobre orcas em cativeiro
O pôster oficial do documentário ‘Blackfish’, sobre orcas em cativeiro

Filme gerou controvérsia nos EUA

Dirigido por Gabriela Cowperthwaite, o filme gerou controvérsia nos EUA. Em agosto, a Pixar mudou o final do roteiro de “Procurando Dory” (sequência de “Procurando Nemo” que está sendo produzida atualmente) para evitar associações com os parques retratados em “Blackfish”.

O SeaWorld não participou da produção do documentário. Nem mesmo para se defender. Mas criticou-o publicamente. Para os administradores  o filme é “impreciso” e “explora uma tragédia que ainda causa dor nos familiares, amigos e colegas de Dawn Brancheau”.

‘Um grupinho de ativistas está contra a indústria zoológica’

“O que o SeaWorld está fazendo agora é dizer ‘olha, um grupinho de ativistas está contra a indústria zoológica’, mas não estamos”, disse Cowperthwaite em entrevista à revista “Variety”.

Monterey Bay Aquarium, Califórnia

De acordo com ela, lugares como o Monterey Bay Aquarium, na Califórnia, abrigam animais. Mas usam-nos com fins educativos e não para entretenimento.

“A melhor maneira é criar santuários. É o que se faz com animais de circo aposentados –animais que não sobreviverão no ambiente selvagem. Aí você constrói um ambiente que replica o habitat natural deles. Da maneira mais real possível. Para uma orca, seria um santuário no qual você isola uma enseada e aposenta animais no ritmo natural do oceano”, disse.

“E é possível cobrar ingressos. Ver uma orca agindo como deve agir é muito mais magnífico que vê-la fazendo truques numa piscina.”

Peixe injeta morfina em predadores

COMPARTILHAR

Repórteres do Mar

O Mar Sem Fim quer a sua colaboração. Não é possível estar em todos os lugares ao mesmo tempo e, com a sua ajuda, podemos melhorar ainda mais o nosso conteúdo. Saiba como colaborar com o Mar Sem Fim.

Comentários Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here