Conheça o litoral norte do Maranhão

    0
    12473
    views

    Litoral Norte do Maranhão, São Luis – Ilha dos Lençóis – Baía Guajerutiua – São Luis

    Litoral Norte do Maranhão; Quarta- feira, 8-06- 2005.

    Saímos hoje de madrugada de São Luis, com destino à Ilha dos Lençóis, 90 milhas ao norte.

    Ontem de tarde, ainda deu tempo para irmos até a Universidade Federal do Maranhão conversar com o Professor Antonio Carlos Leal, especializado em hidrobiologia e oceanografia. Ele confirmou as informações que tínhamos sobre as ameaças de poluição à baía de São Marcos, que banha a capital.

    Alunorte e sistema portuário da Vale do Rio Doce: vilões

    A Alunorte, que processa alumínio, entre outros, e o sistema portuário da Vale do Rio Doce são as grandes vilãs da história. Ambas, quando se instalaram na década de 80, escolheram construir na ilha de São Luis uma região de grande fragilidade ambiental, especialmente por causa da proximidade com o porto, provavelmente para diminuir seus custos. Em compensação, do ponto de vista ambiental, não poderia ser pior já que a área que ocupam está cercada por canais, rios, e mangues, onde acaba ficando parte de seus rejeitos e efluentes. Muitas comunidades de pescadores tiveram que ser removidas quando da construção do imenso complexo industrial.

    Além da poluição, o professor chamou a atenção para outro perigo: a constante dragagem do canal de acesso ao porto, que faz com que as correntes marinhas ganhem velocidade, devido a maior profundidade, o que causa erosão nas margens.

    Dragagem do canal de acesso ao porto: mais um problema

    Por fim, salientou, a área toda da baía é muito freqüentada por navios, (o porto de Itaqui, numa estatística de 2003, era o segundo maior do país, em movimentação de carga, com 68 milhões de toneladas, só perdendo para Tubarão, em Vitória, ES, com 76 milhões. Fonte: Anuário Estatístico dos Transportes-Geipot) e não há nenhum plano de contenção para possíveis acidentes com vazamento de petróleo. Na opinião dele, o processo de degradação da baía já é sentido, tendo sido verificada a diminuição de micro-organismos, e outros animais do início da cadeia reprodutiva.

    Perfil dos Estados Litorâneos do Brasil

    Quando eu disse que tinha alguns dados extraídos do livro Perfil dos Estados Litorâneos do Brasil, um estudo do governo para a implantação do Programa Nacional de Gerenciamento Costeiro, de 1996, que mencionava que 17% das residências de São Luis contariam com esgotos tratados, ele apenas sorriu.

    São Luis, zero de esgotos tratados

    E disse que o correto seria zero por cento uma vez que as duas únicas usinas de tratamento de esgotos, construídas na capital, nunca começaram efetivamente a funcionar. Assim, a baía de São Marcos é obrigada ainda a suportar os dejetos de quase um milhão de pessoas,  jogados nos rios Anil e Bacanga, principalmente. Ambos deságuam na baía.

    O professor é cético quanto ao futuro, e chama nossa atenção para o fato de que uma indústria siderúrgica está prestes a se instalar na área, com financiamento do Japão. Por tudo isto ele acha que em cinco ou dez anos, é possível que São Marcos esteja tão poluída como a baía de Sepetiba, no Rio de Janeiro.

    Com estas informações alarmantes, saímos de madrugada baía afora.

    20 enormes navios esperavam para atracar

    Ao passarmos pela barra cerca de 20 enormes navios esperavam para atracar. Fiquei imaginando a quantidade gigantesca de micro-organismos exóticos que estes monstros trazem misturados na água de lastro, e que invariavelmente são devolvidas ao mar ao cabo de cada viagem.

    No Maranhão as grandes ameaças estão localizadas na área do Golfão Maranhense

    Felizmente, no Maranhão, as grandes ameaças estão localizadas na área do Golfão Maranhense. Ao norte e ao sul de São Luis não existem muitas indústrias. Apenas a pesca artesanal, atividades extrativistas, e uma agricultura baseada em roças de babaçu, arroz, milho, mandioca, e algodão.

    Não há pesca industrial no Maranhão

    Outra novidade para mim foi saber que não há pesca industrial no Maranhão. Simplesmente não há frotas de barcos pesqueiros. Pesca aqui só a artesanal.

    No entanto, os 640 quilômetros de zona costeira deste Estado, o segundo em extensão do Brasil, são muito freqüentados pelas frotas industriais do Ceará, e do Pará.

    E é verdade. Durante nossa navegada até aqui, só vimos barcos de pesca destes Estados. Quando vemos algum barco do Maranhão é sempre uma destas embarcações típicas.

    Litoral Norte do Maranhão: até a ilha dos Lençóis

    Em nosso longo trajeto até a ilha de Lençóis não cruzamos com nenhum barco, de qualquer espécie. Foi uma navegada tranqüila. Viemos quase todo o tempo no motor porque o vento leste-sueste que soprou era fraco. Insuficiente para impulsionar o Mar Sem Fim. No fim do dia, quase na hora da chegada, ele aumentou, passando de 10, 11 nós, para 15, 18. Então desligamos o motor e subimos nossas três velas: a genoa, da proa, a mestra, que fica no centro do barco, e a mezena, vela menor, de ré. Com elas navegamos silenciosamente pelas últimas 15 milhas do trajeto, entrando suavemente pela baía dos Lençóis. Ela é cercada por ilhas que fazem parte do arquipélago do Maiaú, do qual faz parte a mais emblemática, justamente a que nos trouxe até aqui, a ilha dos Lençóis. Ancoramos em sua parte Oeste, mais abrigada dos ventos. Depois de um lauto jantar, exaustos, fomos todos dormir.

    Litoral norte do Maranhão, imagem da ilha dos Lençóis
    Litoral norte do Maranhão, As dunas da ilha dos Lençóis

    Na ilha moram cerca de 350 pessoas

    Quinta- feira, 9-06- 2005.

    Assim que clareou o dia entramos com o Mar Sem Fim pelo rio que circunda Lençóis, e ancoramos novamente, mais perto da vila, num lugar conhecido como “portinho”, que fica atrás de uma imensa duna.

    Na ilha moram cerca de 350 pessoas, a maioria vivendo da pesca já que não há outra atividade possível. O solo é formado por dunas e lagoas, o que impede até mesmo as roças tão comuns nas vilas de caiçaras.

    Litoral Norte do Maranhão: Lençóis tem duas características muito especiais

    Por causa de casamentos entre parentes há uma quantidade imensa de albinos. Em 1970, num censo que foi feito, descobriu-se que aqui havia a maior comunidade de albinos do mundo.

    Litoral norte do Maranhão, imagem de meninos albinos da ilha dos Lençóis
    Litoral norte do Maranhão. Mais quantidade de albinos do mundo

    O outro dado marcante é que grande parte da população é Sebastianista. Eles acreditam que D. Sebastião, encantado,  vive nas redondezas. Dizem que nas noites de lua cheia ele se transforma em touro ou cavalo, e passeia pelas dunas.

    Infelizmente esta semana é de lua nova. Nossa tripulação não vai ter oportunidade de confirmar esta lenda.

    Pai de santo  Zé Mário

    De manhã cedo o calor já era fortíssimo apesar do vento ter aumentado.  Desembarcamos para as primeiras filmagens.  Logo em seguida estávamos entrevistando um dos moradores, já bem idoso, um pai de santo chamado Zé Mário. Ele é a terceira geração da mesma família que mora na ilha. E confirmou todas as informações sobre a lenda Sebastianista.

    Litoral norte do Maranhão, imagem de casa de palha na ilha dos Lençóis
    Litoral norte do Maranhão. As casa da Ilha dos Lençóis

    Fomos recebidos em sua casa, muito simples, de madeira e chão de terra batida, mas limpa e bem cuidada. Enquanto rolava a conversa outros moradores foram chegando, curiosos com a nossa presença. Entre eles estavam dois netos de seu Zé Mário, crianças de cinco a oito anos de idade, albinos.

    Os mais velhos ficavam parados na porta e janelas, também curiosos com nossa presença mas sem se aproximar. Não é fácil ganhar a confiança destas pessoas. Em seguida fomos passear pela vila

    Duas ou três ruas

    São duas ou três ruas, com chão de areia, cercadas por dunas, algumas palmeiras e cajuais. As casas são de madeira com teto de sapé, na maioria. Algumas são totalmente construídas com tramas de palha feitas com folhas de palmeiras o que lhes dá um aspecto peculiar. Eu nunca tinha visto nada parecido. A única construção de tijolos é a escola das crianças.

    Litoral norte do Maranhão, imagem da ilha dos Lençóis, Maranhão
    Litoral norte do Maranhão, a ilha dos Lençóis

    Continuamos nosso passeio, sempre seguidos por dois irmãos, Colo (corruptela de Collor) e Furo, de seus 14, 15 anos, que nos guiaram desde a casa de seu Zé Mário.

    Para encerrar a primeira visita, paramos para um copo de água gelada, num dos únicos bares da ilha.

    O calor era insuportável; a sombra, convidativa

    Ficamos por ali uma boa meia hora, conversando com a dona do lugar, Laura, muito simpática e falante. Ela se comprometeu a nos levar na casa de outro morador emblemático, um ancião, conhecedor das tradições locais.  Nesta hora de calor forte, a própria Laura confirma, as pessoas preferem ficar em casa deitadas em suas redes, à espera do fim de tarde quando a temperatura dá uma trégua e ameniza.

    Voltamos para o Mar Sem Fim

    Nosso almoço nos esperava. Estávamos encantados com a beleza do lugar. Uma região de canais com mangues muito verdes, dunas altas, ilhas pequenas, umas próximas das outras, praias, água morna e muito vento.

    Depois do almoço fomos visitar outra ilha, a de Maiaú, que dá nome ao arquipélago, onde fica a vila de Bate Vento bem maior que a de Lençóis.

    Além de contar com mais habitantes os moradores de Bate Vento são alegres e desinibidos.

    Filmamos bastante os arredores, quase terminando mais um programa.

    Amanhã vamos tentar entrevistar outro personagem de Lençóis, que dizem conhecer as tradições do local. Em seguida tocamos para Cururupu, nossa próxima parada.

    Uma noite espetacular

    Sexta- feira, 10- 06- 2005.

    Esta noite foi espetacular. Como estamos na lua nova o céu é muito pouco iluminado. Isso realça milhares de estrelas. Fantástico poder curtir um ambiente como este.

    Mas apesar de termos deitado com noite estrelada, choveu muito de madrugada. Fomos acordados pelas gotas que caíam através das gaiutas.

    Finalmente amanheceu e, outro dia, com muito vento e muito sol veio nos dar as boas vindas.

    Descemos em terra depois do café, procuramos nossa amiga Laura. Com ela fomos conhecer seu Piedade, pescador, 78 anos de idade, e tantos filhos que, quando perguntamos, ele teve até que contar nos dedos para não esquecer nenhum.

    Mais uma vez vieram à tona as histórias de D. Sebastião, e outros encantados destas plagas. Cumprida a pauta almoçamos e levantamos ferro.

    O mar estava muito agitado

    Navegamos pouco, o suficiente para ver que lá fora o mar estava muito agitado. O vento forte, de sueste com 20 a 25 nós, batia de frente contra nossa proa. Um marzão estava armado tornando arriscado entrar numa barra muito assoreada, e bem mais estreita que a de Lençóis. Teríamos apenas umas duas horas com dia claro, não valia a pena prosseguir. Vamos dormir perto da saída e tentar amanhã de madrugada.

    Seguimos um pesqueiro que iria até Cururupu

    Sábado, 11- 06- 2005.

    Hoje cedo seguimos um barco pesqueiro que iria até Cururupu através de um “furo” ( canal estreito) que nós nem sabíamos que existia. Ele não está assinalado na carta náutica. Atravessamos a baía de Lençóis e, na entrada do furo, vimos que havia outra vila de pescadores de nome Porto Alegre. Resolvemos parar para conhecer o local.

    A vila de Porto Alegre

    A vila é muito interessante. Dezenas de barcos de pesca, na maioria pequenas canoas a vela, se preparavam para a pescaria. Pudemos assistir as manobras que eles faziam com extrema simplicidade para levantarem suas velas e se fazerem ao mar. Impressionante como são simples e eficazes. E são lindíssimas, com suas velas enormes e coloridas. Em poucos minutos estão prontas para enfrentar os fortes ventos da região.

    Litoral norte do Maranhão, imagem de canoa à vela
    Litoral norte do Maranhão. As lindas canoas de Porto Alegre

    Para não perder a maré alta ficamos pouco tempo, seguindo em frente para atravessarmos o furo com ela ainda cheia.

    Litoral Norte do Maranhão: Valha-me Deus

    Navegamos mais algumas milhas e logo o canal ficou estreito demais. A maré dava sinais que estava baixando. Estávamos em frente à outra vila de nome curioso: Valha-me Deus. Resolvemos passar a noite por aqui.

    Litoral norte do Maranhão, imagem da vila de Porto Alegre
    Litoral norte do Maranhão. Porto Alegre.

    Apesar de Valha-me Deus ser cercada por palmeiras e mangueiras que providenciam sombra boa e generosa, o calor era muito forte. Não resistimos em tomar um belo banho numa lagoa próxima. Em seguida entrevistamos alguns moradores, sempre com conversas interessantes e muita curiosidade a respeito de nossa viagem e nosso barco.

    Litoral Norte do Maranhão:  especulação imobiliária

    Aqui, e também em Lençóis, nos contaram sobre a novidade que começa a incomodá-los: a especulação imobiliária. É que o Governo do Maranhão iniciou a organização de um plano de turismo ecológico para a área. Para começar batizaram a região como Floresta dos Guarás, já que estas aves chamam muito a atenção de visitantes. já há alguns estudos sobre as condições ideais para, no futuro, implantarem um polo turístico. De acordo com moradores de vez em quando aparece alguém querendo saber sobre os preços dos terrenos. Nada ainda muito forte, até por que as ilhas são de propriedade da União e é proibido vender estes terrenos. No máximo os antigos moradores podem ter a posse da área. Mesmo assim o processo de valorização já começou.

    Prefeito de Cururupu “comprou” uma das ilhas

    Os moradores contaram que às vezes alguém da cidade pergunta sobre valores. Entre eles está o prefeito de Cururupu que “comprou” uma das ilhas. É uma inversão total de valores. Aqueles que deveriam proteger esta gente simples, eleitos para isto, acabam se aproveitando de sua ingenuidade. Compram suas posses por merreca, à espera da valorização. Já vi este filme antes.

    Litoral Norte do Maranhão: Baía de Guajerutiua

    Domingo, 12- 06- 2005.

    Saímos com a maré. Conseguimos  atravessar o estreito furo que nos levou até a baía de Guajerutiua. Ancoramos em frente à vila de mesmo nome. Este é, sem dúvida, um dos mais belos lugares, ao lado da ilha de Lençóis, pelos quais passamos nesta etapa.

    Praias enormes com areia branca, vila cercada de coqueirais, vento forte constante e muitos barcos de pesca.

    Por termos chegado num domingo, dia de folga, encontramos a vila lotada. A maioria dos moradores confraternizando nas ruas, bares, e galpões onde acontecem festas. Tudo ao som de muita música, ligada no mais alto volume.

    Litoral Norte do Maranhão, imagem de Guajerutiua
    Litoral Norte do Maranhão. Guajerutiua

    Logo ao desembarcarmos fomos escoltados por dois garotos que se apresentaram como guias. É sempre assim. Basta pisarmos em terra que a meninada vem correndo se oferecer para nos mostrar o que de mais interessante suas vilas têm para oferecer.

    Visitamos um artesão especializado em barcos artesanais, que usa o próprio quintal como estaleiro. Ele estava construindo uma Curicaca, espécie de canoa movida à vela.

    O papo com esta gente é sempre divertido, espontâneo, gostoso. Impressionante como são simples e como conseguem ser felizes vivendo com tão pouco. Passamos uma tarde inteira passeando pelas redondezas. No fim do dia retornamos ao Mar Sem Fim.

    Litoral Norte do Maranhão, imagem de construção de canoa
    Litoral Norte do Maranhão. Seu Naldo e a Curicaca

    Amanhã teremos mais 80 milhas para percorrer, até voltar para São Luis. Havíamos concluído mais dois programas, cumprindo assim nosso objetivo para esta viagem.

    De volta a São Luis

    Segunda- feira, 13- 06- 2006.

    Logo que o dia amanheceu tomamos nosso café da manhã, subimos o bote de borracha no turco, levantamos a âncora e saímos para o mar.

    Desta vez não foi tão difícil atravessar a barra de Guajerutiua. Ela é bem larga e não tão assoreada como as demais. Com duas horas de navegação estávamos em mar aberto, com vento sueste bem forte, batendo de frente em nossa proa.

    Início da navegação desagradável

    O início da navegação foi desagradável. O veleiro caturrava (balanço do barco no sentido longitudinal), subindo e descendo violentamente as ondas. Acabou a moleza que tivemos desde o rio Oiapoque, na divisa do Brasil com a Guiana Francesa. Começamos nossa aventura em dezembro, que corresponde ao inverno na região norte. Nesta época o vento é bem fraco por aqui. Mas a partir do começo do verão, em junho, a coisa muda de figura. O vento sueste quase não dá tréguas. Ele começa a soprar pela manhã. Desde o início não cede da casa dos 20 nós, ou mais.

    A cada descida de onda a proa bate na marola seguinte, esparramando jatos de água para os lados, molhando a tripulação constantemente. É desagradáve. Tudo que nos resta fazer é torcer para que a corrente contrária não seja muito forte…

    Daqui pra frente, até chegarmos no Rio Grande do Norte, será sempre assim. Em compensação, de Natal para baixo, vamos novamente navegar com vento e corrente a favor.

    E assim foi nossa viagem de volta subindo e descendo ondas, até quase umas dez horas da noite quando o vento derivou um pouco para o leste, permitindo que abríssemos as velas e navegássemos mais suavemente.

    O relógio marcava meia-noite quando estávamos atravessando o canal de entrada do porto de Itaqui.  Às duas e meia da manhã, molhados, cansados, mas felizes por termos cumprido mais esta pauta, fundeamos novamente em frente ao Iate clube de São Luis.

    Conheça a ilha do Marajó