Foca Leopardo, um predador antártico

0
3657
views

Foca Leopardo, um predador antártico

Foca Leopardo, um predador antártico: estava tudo pronto para os mergulhadores saírem para trabalhar esta manhã quando a neblina desceu de forma abrupta e violenta. Do convés superior não se enxergava a popa do navio. Imediatamente a operação foi suspensa.

Foca Leopardo, um predador antártico, imagem de Foca Leopardo, um predador antártico
Foca Leopardo, um predador antártico

Apreensão durante o resgate do Mar Sem Fim

Todos estão apreensivos. Os cinegrafistas, don Francisco, eu, Plínio, o comandante Luiz Filipe e seus oficiais. Há uma certa tensão no ar, o que não é nada bom. Estamos apenas começando a temporada antártica…daí pra “desandar o molho” é um passo.

Durante a navegação de Punta Arenas para cá eu estava preocupado: como eu reagiria ao voltar à cena do naufrágio? O evento mais dramático de minha vida estava prestes a abarrotar minha cabeça com os mais variados pensamentos. Tremenda culpa. Quando um navio afunda não se pergunta de quem é a culpa. É sempre do comandante. Em outras palavras, minha.

Diário de bordo do resgate

Recorro ao diário de bordo para relembrar o que senti: ” ontem, quando desci em terra, a carga emocional veio de vez. Senti um enorme peso. Um baque. E não foi pela perda material. Mas pelo trabalho que estou dando. O aparato é gigantesco: um enorme navio com cem tripulantes. Equipamentos caríssimos, a necessária ajuda de outros países, sem a qual nada se faz”.

“Provoquei uma mobilização sem precedentes no lugar mais hostil ao ser humano: a Antártica”. E concluí: ” se existe algo que me preocupa e amola, é saber que estou dando trabalho a outros. Detesto a ideia que um ato meu, ainda que involuntário, provocou este quiprocó internacional.

“No momento meu  maior problema é lidar com esta realidade, sem deixar que a angústia,  e a tensão, prejudiquem o trabalho ou a moral de meus companheiros”.

Foca Leopardo, um predador antártico

Quando não era possível trabalhar no resgate costumávamos passear no entorno. Foi assim que encontramos a foca leopardo, um predador antártico.

Durante o resgate do Mar Sem Fim fizemos um passeio de bote até a ilha Nelson, ao lado de rei George…

Foca Leopardo, Ilha Nelson, Shetland do Sul.

Durante a faina do resgate estrivemos numa festa muito diferente: o Ano Novo Chinês

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here