Expedição Antártica – O Projeto

Conheça o projeto

Série de cinco documentários, com uma hora de duração cada, para a Rede Bandeirantes. O primeiro mostra a viagem do Rio Grande, até Punta Arenas, no Chile. Destaques para a ocupação dos litorais do Uruguai, e Argentina. Paradas em Cabo Polônio, Punta Del Este, Mar Del Plata, San Blás, porta de entrada na Patagônia, a península Valdes, caleta Hornos, Puerto Deseado etc, além da entrada no Estreito de Maglhães.

O segundo mostra a viagem do Mar Sem Fim pelo Estreito, e canais secundários, de Punta Arenas até Puerto Natales, e de lá para Ushuaia. Em seguida começamos o terceiro documentário enquanto o barco reabastece, e espera uma janela de tempo para cruzar o Estreito de Drake até chegar nas Shetlands do Sul, cerca de 500 milhas depois. A partir deste ponto gravamos outros dois documentários mostrando nosso trajeto costeando a Península Antártica, destacando as bases estrangeiras, os locais mais ricos em termos de fauna, geologia e beleza natural. As ilhas Deception e Sehtlands do Sul, a estação científica Comandante Ferraz, na ilha Rei George, etc.

Na volta para a região do Estreito de Magalhães, o trabalho será finalizado. Nesta última etapa a nossa navegação, e o mitológico Cabo Horn, ponto extremo do continente, são alguns dos locais contemplados pelo roteiro.

O objetivo é divulgar e esclarecer os serviços prestados pelos Oceanos (navegamos por três deles: o Atlântico Sul, o Pacífico, e o oceano Antártico), e a Antártica, para o clima na Terra, especialmente o Brasi

Os documentários, repletos com depoimentos de cientistas e pesquisadores, pretendem chamar a atenção para a questão do aquecimento global, e a necessidade de um crescimento sustentável, além da história, geografia, fauna e flora da Antártica.