Ernest Shackleton, uma lenda viva

0
129
views

Ernest Shackleton, lenda viva, um dos maiores exploradores do período heroico da descoberta da Antártica

(Foto de abertura: Wekipedia)

Ele foi um dos mais importantes exploradores da Antártica do chamado período heroico. Liderou três expedições que entraram para a história. Numa delas cujo objetivo era atravessar o polo Sul a pé seu navio, o Endurance, acabou preso no gelo no mar de Weddel. Era julho de 1915. O navio lentamente foi esmagado pela pressão.

Shackleton não se abalou. Liderou sua equipe numa saga impressionante, sem paralelo na história moderna, até encontrarem abrigo na Ilha Elephant. De lá nosso herói seguiu num escaler até a Georgia do Sul, numa travessia de 800 milhas pelo pior pedaço de mar que existe. Sofreu o pão que o diabo amassou mas conseguiu chegar. Esta travessia é considerada um dos maiores feitos náuticos de todos os tempos.

Ernest Shackleton: da Geórgia do Sul para Punta Arenas

Da Georgia do Sul Shackleton tentou resgatar seus homens em Elephant mas não conseguiu se aproximar devido ao congelamento do mar. Rumou em seguida para Punta Arenas, no Chile. Lá conseguiu ajuda. O rebocador Yelcho foi emprestado. Com ele, em agosto de 1916, resgatou toda a sua tripulação.

Ernest Shackleton, imagem do mapa da viagem de Shackleton
A saga de Shackleton (mapa: Wekipedia)

Este filme é o melhor já feito sobre a saga de Shackleton. Com imagens sensacionais o filme utiliza material gravado na época e reconstitui a histórica viagem. Vale a pena assistir.

No interior da cabana de expedição de Sir Ernest Shackleton, situada no Cabo Royds na Antártida, ainda estão pendurados os retratos do rei Eduardo VII e da rainha Alexandra.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here