Publicado por on 2014-07-10

Estudo alerta que corais do Caribe estão à beira do colapso e podem desaparecer em 20 anos.

imagem corais caribe

Cerca de 9% dos recifes de todo mundo estão no Caribe e são vitais para a economia da região. De acordo com um relatório produzido por três grande entidades internacionais, o Global Coral Reef Monitoring Network (GCRMN ), a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e o Programa Ambiental das Nações Unidas (Pnuma), os corais do Caribe estão agora com apenas um sexto de seu tamanho original.

A perda da biodiversidade na região pode ter consequências catastróficas. Os corais caribenhos geram mais de US$ 3 bilhões por ano com o turismo, atividade de pesca e mais de uma centena de outros bens e serviços dos quais 43 milhões de pessoas dependem. Desde 1970, o ecossistema do Caribe já se reduziu em mais de 50%.

A principal culpada pelo desaparecimento dos recifes de todo mundo é a mudança climática e no caso no Caribe a maior ameaça vem da perda de dois herbívoros importantes para a região: peixes-papagaio e ouriços do mar.

Uma doença não identificada levou a uma mortalidade em massa do ouriço-do-mar em 1983 e a pesca extrema ao longo do século 20 deixou a população de peixes-papagaio à beira da extinção em algumas regiões.

Imagem peixe papagaio

Peixe Papagaio

A perda destas espéciesrompe o delicado equilíbrio dos ecossistemas de corais, permitindo que as algas, das quais eles se alimentam, se proliferem e passem a sufocar os recifes.

Porém, segundo o estudo, a situação caótica ainda pode ser salva. A solução seria restabelecer as populações de peixes-papagaio, aumentar a fiscalização contra a sobrepesca e poluição costeira excessiva.

O relatório “Situação e Tendências do Recifes de Coral no Caribe” é o estudo mais detalhado e abrangente do gênero já publicado. Os dados divulgados são resultado do trabalho de 90 especialistas ao longo de três anos, com uma análise de mais de 35 mil pesquisas realizadas em 90 locais do Caribe desde 1970, incluindo estudos de corais, algas, ouriços do mar e peixes de criadouro.

 

LIVRO "A SAGA DO MAR SEM FIM"

João Lara Mesquita

João Mesquita conta o envolvimento com barcos desde pequeno, a viagem pela costa brasileira e na Antártica o naufrágio e resgate de sua embarcação.

Saiba Mais

Escreva um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*