Amazônia Azul: ambientalistas apoiam lei para protegê-la

0
1547
views

Amazônia Azul: ambientalistas apoiam lei para protegê-la

Começa a sair do forno a ideia de que o Brasil precisa de uma Lei do Mar. Três deputados de partidos diferentes – Sarney Filho (PV-MA), Márcio Macêdo (PT-SE) e Ricardo Tripoli (PSDB-SP) apresentarão neste ano um projeto em coautoria para garantir a preservação de recursos naturais em 3,5 milhões de km2 de mar, um pedaço de Brasil que a Marinha chama de “Amazônia Azul” e está sem governança, dizem acadêmicos e ambientalistas.

Amazônia Azul, imagem de mapa comparando a amônia ver à azul
Amazônia Azul

Amazônia Azul: será uma luta longa…

“Será uma luta longa”, reconhece a bióloga Leandra Gonçalves, da Fundação SOS Mata Atlântica, uma das ONGs à frente do processo.

Ela lembra o périplo da mata atlântica, o único bioma brasileiro a ter uma lei de proteção levou 14 anos para ser aprovada.

Constituição definiu:  zona costeira é patrimônio nacional

 A Constituição definiu, em 1988, que a zona costeira é patrimônio nacional. É também dessa época o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, que protege a costa e 12 milhas de mar.

Mas é uma legislação pouco implementada: só três municípios no país definiram seus planos , e apenas oito, dos 17 Estados costeiros.

463 municípios ao longo da costa, onde vivem mais de 50 milhões de brasileiros

São 463 municípios ao longo de 10,8 mil km de costa, onde vivem mais de 50 milhões de brasileiros. No mar há várias ameaças, da sobrepesca à mudança do clima. Sardinhas, por exemplo, estão em colapso. Assim com a tainha, entra tantas outras espécies.

PUBLICIDADE

Enquanto isso, nos mares do mundo há 245 mil km2 onde não há mais vida.

Legislação marinha no mundo

O advogado André Lima fez uma análise da legislação de vários países. A Austrália busca a melhoria da qualidade do mar por meio de metas.

Na Nova Zelândia é forte o respeito às comunidades tradicionais. A União Europeia busca indicadores ambientais. “No Brasil temos um vazio enorme em relação à proteção dos ecossistemas marinhos”, disse Lima.

Mar do Brasil: apenas 1,57% de áreas protegidas no litoral

Esta ridícula proporção de áreas marinhas protegidas vigorou até o governo Temer. Durante este curto período a proteção à Amazônia Azul saltou de 1,57% para cerca de 25%.

Foi o maior salto na proteção desde a redemocratização. Temer transformou Alcatrazes, no litoral paulista em área de proteção, e fez o mesmo quanto às nossas ilhas oceânicas: Trindade e o Arquipélago São Pedro e São Paulo.

A história ainda fará justiça a este presidente, pelo menos no que diz respeito à nossa biodiversidade marinha. Seu legado ambiental não tem paralelos na história recente.

Mas, no litoral, onde começa a cadeia de vida marinha de 90% das espécies ainda patinamos. Menos de 2% está protegido.

Amazônia Azul: é preciso mudar a lógica sobre exploração dos estoques de peixe

Com ele concorda Guilherme Dutra, diretor do programa marinho da CI: “É preciso mudar a lógica de como os estoques de peixe estão sendo explorados.”

No mundo todo há um esforço agressivo de captura, mas o resultado são estoques em colapso e peixes de tamanho menor.

PUBLICIDADE

A repórter viajou a convite da Fundação SOS Mata Atlântica

Por Daniela Chiaretti | De Brasília

Assista ao vídeo da Amazônia Azul

Somos Todos Ciência - Amazônia Azul

Rio Doce: a morte anunciada de um corpo d’água

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here