Alcatrazes, a grande polêmica

0
4
views

Alcatrazes deveria ser transformado em Parque Nacional Marinho, mas vem aí uma Reserva de Vida Silvestre, Revis

Alcatrazes, a grande polêmica, imagem de atobá em voo
Atobá, uma das inúmeras aves que escolheram morar em Alcatrazes

A despeito da campanha com mais de 20 anos para transformar o arquipélago de Alcatrazes em Parque Nacional, o atual governo optou por decreta-la como uma Reserva de Vida Silvestre, Revis.

Decreto ainda não assinado

O decreto ainda não foi assinado mas espera-se que  seja divulgado brevemente.

Equipe atual do ICMBio concorda com o Parque Nacional

De acordo com informações de dentro do ICMBio, “em off”, hoje a maioria dos que ocupam cargos importantes também concordam que a categoria que melhor serve ao arquipélago seria a de Parque Nacional. Acontece que, por capricho de um alto funcionário do Ibama, Sérgio Brant, todo o processo foi criado em cima de uma Revis.

Alcatrazes, a grande polêmica, imagem de um filhote de atobá
O filhote parece preocupado. Será com a Revis?

O troca- troca na esfera federal

Com o processo pronto, Sérgio Brant que estava no ICMBio, foi deslocado para o Ibama. Em seguida veio a queda do desgoverno Dilma, e a troca de governo. O Ministério do Meio Ambiente voltou a ser ocupado por Zéquinha Sarney, tido pelos ambientalistas paulistas como o melhor Ministro dos últimos tempos.

Chega um novo Ministro do Meio Ambiente

A partir da chegada de Zéquinha Sarney ao MMA, mudaram-se os cargos de chefia no Ibama, e ICMBio, até o segundo escalão. São estas pessoas que hoje comandam as questões de meio ambiente. Apesar da concordância que a melhor categoria seria a de Parque Nacional, haveria toda uma burocracia para mudar o complicado, demorado, e caro processo para a criação de uma Unidade de Conservação federal. Por este motivo, para não haver ainda mais demora, decidiram decretar Alcatrazes como uma Revis, que também permite visitação pública.

O decreto está com Temer

O decreto agora seguiu para a assinatura do presidente Temer. A qualquer momento o Executivo vai divulgar a novidade. Enquanto isso, os ambientalistas mais aguerridos como o biólogo Fausto Pires de Campos, e vários outros, começam a preparar-se para o segundo round desta disputa que já envolveu grande interesses. Tão logo o decreto seja assinado, começara a luta para a recategorização da nova Unidade de Conservação. Cedo, ou tarde, Alcatrazes finalmente terá a paz que merece, e o título de primeiro Parque Nacional Marinho do Sudeste. É esperar para ver.

Alcatrazes, a grande polêmica, imagem da ilha de alcatrazes, SP
Os mais lindos costões do litoral brasileiro

O Mar Sem Fim engajou-se na campanha pelo Parque Nacional

Este site desde cedo engajou-se na campanha pelo Parque Nacional mas, dadas as circunstâncias atuais com a crise econômica violenta, e um Executivo, por enquanto, temporário, o melhor é correr e decretar logo a Revis. Ao menos  toma-se  a decisão de voltar a criar áreas marinhas protegidas, sem a demagogia e resultados duvidosos das Reservas Extratitivistas.

Saiba mais sobre Alcatrazes

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here